Rio de Janeiro, 20 de Fevereiro de 2026

Alemães dizem que 'raça venceu arte' no futebol feminino

“A vitória da raça contra o futebol-arte”. Foi assim que a imprensa alemã descreveu a vitória de sua seleção de futebol feminino sobre o Brasil na final da Copa do Mundo de futebol feminino em Xangai, na China, por dois a zero. (Leia Mais)

Domingo, 30 de Setembro de 2007 às 10:56, por: CdB
“A vitória da raça contra o futebol-arte”. Foi assim que a imprensa alemã descreveu a vitória de sua seleção de futebol feminino sobre o Brasil na final da Copa do Mundo de futebol feminino em Xangai, na China, por dois a zero.

O time brasileiro levou os dois gols no segundo tempo depois de ter dominado a primeira etapa do jogo.

Um comentarista da TV alemã ZDF, que transmitiu a partida ao vivo, chegou a dizer que a seleção alemã “teve sorte” de não ter caído frente à dominância brasileira na primeira fase do jogo.

No segundo tempo o jogo mudou e, segundo a edição online da revista alemã Der Spiegel, “a raça alemã venceu o futebol-arte brasileiro.”

A atacante Birgit Prinz fez o primeiro gol das alemãs aos sete minutos do segundo tempo, e Simone Laudehr fez dois a zero quatro minutos antes do fim do tempo regulamentar.

- Depois do primeiro gol eu fiquei tranqüila e já sabia que as brasileiras não conseguiriam evitar a nossa vitória - disse a técnica Silvia Neid em um depoimento à TV alemã.

Chuteira de ouro

A revista alemã especializada em esportes Sportbild diz em sua edição online que “a seleção alemã compensou falhas técnicas com raça e paixão.”

A imprensa alemã elogia a atacante brasileira Marta, que acabou levando o título de melhor jogadora da Copa e ganhou também a chuteira de ouro pela artilharia do torneio.

Marta, que fez sete gols durante a Copa, acabou sendo a figura trágica do jogo ao desperdiçar um pênalti no segundo tempo. Seu chute foi defendido pela boa goleira alemã Andrea Angerer, que foi considerada a melhor da competição.

A seleção alemã se sagrou bi-campeã mundial sem tomar ao menos um gol durante toda a copa do mundo na China.

De consolo para a seleção brasileira serve o comentário do narrador da TV ZDF, que disse que o time “tem muitos talentos e toda a chance de continuar sendo uma das melhores equipes do mundo no futuro”.

Os alemães vibraram com o título conquistado neste domingo, mas a festa da vitória nem se compara às comemorações por ocasião de copas do mundo de futebol masculino.

Os maiores festejos ocorreram nas cidades que tem tradição no futebol feminino como Essen, Frankfurt e Potsdam.

Tags:
Edições digital e impressa