A organização terrorista Al Qaeda reivindicou nesta quinta-feira, em mensagem pela Internet, a tentativa de assassinato no dia anterior, em Bagdá, do primeiro-ministro iraquiano em funções, Iyad Allawi, que saiu ileso. '
"Um leão da brigada dos mártires lançou à noite um ataque heróico contra o quartel-general dos infiéis. Allawi escapou, e a seta não o alcançou, mas restam muitas outras setas", diz o comunicado.
A mensagem aparece assinada pela Organização da Al Qaeda para a Guerra Santa no País dos Dois Rios, dirigida pelo foragido jordaniano Abu Musab al-Zarqawi, considerado o chefe da rede terrorista no Iraque.
O atentado foi cometido por um suicida, que detonou seu automóvel no momento em que Allawi regressava a sua residência na capital iraquiana.
Um policial morreu e outras pessoas ficaram feridas.
O ataque aconteceu horas depois de o presidente Jalal Talabani dizer que possivelmente nesta quinta-feira será anunciada a formação do governo eleito nas eleições legislativos de 30 de janeiro e que substituirá o de Allawi.