O A380, fabricado por um consórcio de empresas da França, Espanha, Alemanha e Grã-Bretanha foi apresentando com pompa nesta terça-feira em Toulouse, na França. O evento teve a presença dos governantes dos quatro países envolvidos na fabricação, além de mais de 5 mil convidados. De uma asa a outra, avião "ocupa" campo de futebol.
O avião poderá transportar até 850 passageiros. Dentro da aeronave, além de cabines espeicias, os passageiros e tripulantes contarão com bar, lojas e até uma mini-academia de ginástica.
Estiveram presentes o presidente da França, Jacques Chirac, e dos chefes de governo da Espanha, Luis Rodríguez Zapatero, da Alemanha, Gehard Schroeder, e do Reino Unido, Tony Blair. O presidente da Airbus, Noël Forgeard, recém-promovido ao comando da EADS, reafirmou diversas vezes sua confiança no sucesso da aposta financeira do A380, para o desenvolvimento do qual foram necessários mais de 10 bilhões de euros.
Em uma entrevista ao jornal econômico francês La Tribune, Forgeard considerou que o ponto de equilíbrio financeiro, avaliado em 250 aparelhos vendidos a um preço que varia entre US$ 263 milhões e US$ 286 milhões cada um, poderia ser alcançado "daqui a três anos".
Até agora, a Airbus registrou 139 encomendas firmes de seu A380, emitidas por 13 companhias aéreas. O grupo americano UPS anunciou há uma semana sua intenção de adquirir 10 aparelhos, e a construtura européia está esperando uma encomenda chinesa.
Segundo o jornal britânico Sunday Times, a China pretende encomendar cinco A380, e a companhia aérea Hong Kong Cathay Pacific poderia realizar uma encomenda similar.