Rio de Janeiro, 20 de Fevereiro de 2026

Água da chuva será reutilizada em casas populares

Terça, 02 de Outubro de 2007 às 10:07, por: CdB

O presidente da Nova Cedae, Wagner Victer, e o secretário de Estado de Habitação, Noel de Carvalho, assinam, durante a abertura do 4° Workshop da Abeama (Associação Brasileira de Energias Renováveis e Meio Ambiente), convênio que determina o reaproveitamento de águas de chuvas nas casas populares construídas pelo Estado. A assinatura ocorrerá nesta quarta-feira, às 9h, no auditório da Firjan (Av. Graça Aranha,1/ 13º andar – Centro). Durante o evento será apresentada uma maquete demonstrativa de uma casa popular com o novo sistema.

O reaproveitamento da água da chuva pode trazer uma economia, em alguns casos, dependendo do regime de chuvas, de até 30% na conta de água desses consumidores, que terão outra fonte de abastecimento natural. Além de proporcionar maior economia de água, o uso da chuva é um grande avanço em prol do meio ambiente, pois os moradores utilizarão em suas descargas uma água que ficaria sem uso e seria desperdiçada. A iniciativa é um avanço tanto na questão ambiental quanto na perspectiva de economia de água - afirmou Victer.

Ações que combinem melhoria do meio ambiente e implantação de uma política de desenvolvimento sustentável são prioritárias para a administração da Nova Cedae. Na semana passada, foram iniciadas as aulas aos detentos que cumprem pena em regime aberto e semi-aberto, em função do convênio firmado entre a Nova Cedae e a Fundação Santa Cabrini, e que se especializarão em Agentes de Reflorestamento Ambiental.

O projeto visa dar suporte operacional à plantação, nos próximos anos, de cinco milhões de árvores nativas, dentro do processo de preservação dos mananciais da empresa e no caminho de tornar a Nova Cedae uma empresa “carbon free” (certificado dado às empresas que não emitem poluentes).

Tags:
Edições digital e impressa