Rio de Janeiro, 08 de Setembro de 2026

Afeganistão sofre ataques múltiplos

Pelo menos dois afegãos foram mortos e seis ficaram feridos na sexta-feira em uma explosão junto a uma guarnição militar do governo perto de Khost, um antigo reduto do Talibã no sudeste do Afeganistão, segundo a polícia. (Leia Mais)

Sexta, 13 de Fevereiro de 2004 às 07:18, por: CdB

 Pelo menos dois afegãos foram mortos e seis ficaram feridos na sexta-feira em uma explosão junto a uma guarnição militar do governo perto de Khost, um antigo reduto do Talibã no sudeste do Afeganistão, segundo a polícia.

A explosão ocorreu horas depois de mais de 20 foguetes caírem perto do aeroporto de Khost, sede local das forças lideradas pelos Estados Unidos. Foi o maior ataque com foguetes desde a derrubada do Talibã, em 2001, mas o porta-voz militar norte-americano Bryan Hilferty disse que não houve vítimas.

- Não houve baixas na coalizão, e, felizmente, o ataque terrorista não parece ter matado ou ferido nenhum civil nos arredores - disse o porta-voz em uma nota à imprensa.

As forças da coalizão reagiram com disparos de artilharia e com bombas de precisão, mas ``a esta altura não há indicação de baixas na milícia anticoalizão'', de acordo com a nota.

Os ataques em Khost representam a continuação de uma onda de incidentes que mataram mais de 550 pessoas em seis meses, a maior parte no sul e leste do Afeganistão, onde a milícia Talibã continua mais ativa.

Na explosão nos arredores de Khost, um soldado do governo que vigiava o posto foi morto, junto com um civil. Entre os feridos há cinco militares e um civil, de acordo com Mohammad Zaman, um dos chefes da polícia local. ``Não há dúvida de que o Talibã cometeu os ataques'', disse ele.

Os incidentes acontecem dois dias depois de o vice-chefe do serviço de inteligência na cidade ser morto a tiros por um suposto militante do Talibã, que em seguida se suicidou em uma explosão, para evitar ser preso.

Os soldados dos EUA na cidade, parte de uma força de 10.600 homens que caçam remanescentes do Talibã e da rede Al Qaeda, sofrem ataques de foguete e emboscadas regularmente, mas poucas dessas ações provocam baixas.

``Tivemos 21 foguetes perto do aeroporto, o maior número que já tivemos de uma só vez'', contou Zaman.

A falta de segurança provoca preocupação a respeito das eleições no Afeganistão, as primeiras da história do país, marcadas para junho. Teme-se que os militantes prejudiquem a votação, ou que ela seja alvo de disputas entre comandantes regionais, ávidos para consolidar suas bases de poder e diminuir a influência do governo central de Cabul.

Tags:
Edições digital e impressa