O tráfego aéreo é considerado normal em todo o Brasil nesta Quarta-feira de Cinzas, dia considerado crítico pela Aeronáutica por causa da volta do feriado prolongado de carnaval.
De acordo com boletim divulgado no início desta tarde, dos 750 vôos programados para a manhã desta quarta, 65 atrasaram por mais de 45 minutos, o que equivale a 8,7% do total de vôos.
De acordo com a Aeronáutica, a escala de trabalho foi seguida pelos controladores de tráfego aéreo. Antes do carnaval, surgiram rumores de que a categoria poderia fazer uma operação padrão, o que diminuiria o ritmo de trabalho.
Houve mais atrasos nesta quarta-feira devido ao retorno do feriado prolongado de carnaval. Na terça-feira, a Infraero registrou pela manhã atrasos em 4,5% dos vôos programados.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que monitora os 15 principais aeroportos do país, informou que o movimento está tranqüilo, com fluxo maior de passageiros em Salvador (BA), devido à volta de foliões para as cidades de origem.
A Anac deve divulgar no final da tarde um boletim mais detalhado sobre o movimento dos aeroportos neste último dia de feriado prolongado.
Em caso de atrasos saiba como deve agir:
Atitude imediata
Em caso de cancelamento ou atraso do vôo, o passageiro deve procurar imediatamente um funcionário da companhia aérea na qual adquiriu a passagem. Esse funcionário deve avaliar o tempo de atraso e disponibilizar o que for preciso, como o remanejamento do passageiro para outro vôo, fornecimento de alimentação, e hospedagem.
Atraso de até 4 horas
De acordo com a Infraero, a companhia aérea deve acomodar o passageiro em outro vôo da própria companhia ou de outra em no máximo quatro horas. Se este prazo não for cumprido, o usuário poderá optar entre viajar em outro vôo, pedir endosso, ou reembolso da passagem.
Atraso de mais de 4 horas
Para os passageiros que decidirem viajar em outro vôo, seja no mesmo dia ou no dia seguinte, a companhia é obrigada a propiciar hospedagem, alimentação e transporte para outro aeroporto, além de reembolsar despesas com telefonemas por causa do atraso.
Direitos do consumidor
Para orientações ou reclamações, os passageiros podem ligar para o Procon. Veja os números em sete Estados:
» SP: 151
» MG: 295-3366
» RJ: 1512
» ES: 3381-6222
» RS: 151
» BA: 321-4228
» DF: 3212-1500
Reclamações
O passageiro que foi prejudicado por causa dos atrasos das companhias aéreas tem o direito a receber indenização. As reclamações devem ser enviadas à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) ou à ouvidoria da Infraero nos seguintes endereços eletrônicos: http://www.infraero.gov.br e http://www.anac.gov.br. Nas viagens nacionais, a multa a ser paga pelas companhias aéreas pode ser de até R$ 2 mil. No caso de viagens internacionais, de até R$ 4 mil.
Aeroportos
Passageiros com dúvida a respeito de seus vôos ou de familiares e amigos podem entrar em contato diretamente com os aeroportos e solicitar informações. Veja os telefones de alguns dos principais aeroportos do País.
» Congonhas (SP) - (11) 5090-9000
» Guarulhos (SP) - (11) 6445-2945
» Santos Dumont (RJ) - (21) 3814-7070
» Galeão (RJ) - (21) 3398-5050
» Salgado Filho (RS) - (51) 3358-2000
» Tancredo Neves (MG) - (31) 3689-2700
» Aeroporto de Vitória (ES) - (27) 3083-6300
» Juscelino Kubitschek (DF) - (61) 3364-9000
» Eduardo Gomes-Manaus (AM) - (92) 3652-1210
» Guararapes-Gilberto Freyre (PE) - (81) 3464-4188
» Dep. Luís Eduardo Magalhães (BA) - (71) 3204-1010
» Aeroporto de Goiânia (GO) - (62) 3265-1500
Contato das principais empresas aéreas:
» Gol: 0800-2800465
www.voegol.com.br
» TAM: 0800-5705700
www.tam.com.br
» BRA: (11) 6445-4310/ 3107-5454 ou (21) 3398-4100
www.voebra.com.br
» Varig: (11) 400