Dos 27 vôos com saída programada do Aeroporto Internacional de Brasília até às 10 horas da manhã desta quinta-feira, quatro atrasaram mais de uma hora e um foi cancelado. Um vôo da Gol para Garulhos atrasou em mais de três horas. Os passageiros registraram a ocorrência no posto do Procon montado no aeroporto. A companhia será notificada.
O diretor do Procon de Brasília, Peniel Pacheco, informou que funcionários do órgão ficarão de plantão até domingo no Aeroporto de Brasília. Com o aumento da movimentação, Peniel Pacheco disse que o Procon vai orientar os passageiros sobre os seus direitos e acionar as empresas aéreas para que cumpram o código de Defesa do Consumidor.
- Nosso objetivo é exatamente assegurar a todos os passageiros os seus direitos e que possam ter consciência e buscar a defesa deles em qualquer fórum que seja necessário. De fato, o apagão aéreo tem ensejado um número maior de reclamações, mas há muitas reclamações relativas a pacotes de viagens, companhias não credenciadas oferecendo serviços prestados de maneira inadequada. Estamos aqui para acompanhar essa relação de consumo entre passageiros, turistas e as empresas prestadoras desses serviços -, esclareceu Peniel.
Nas estradas o movimento aumentou, mas não há ocorrências graves. A inspetora Lídia da Mata, da Comunicação Social do 1º Distrito da Polícia Rodoviária Federal, informou que é esperado um aumento no fluxo de veículos a partir desta tarde. As equipes de plantão já foram reforçadas.
- Estamos contando com uma estimativa de aumento em torno de 30%, até mesmo devido a essa insegurança causada por passageiros que pretendiam viajar de avião e desistiram. Se ocorrer o aumento, a polícia (Rodoviária) estará preparada -, garantiu Lídia.
O reforço no policiamento começou na madrugada desta quinta-feira e vai até a meia-noite de domingo.
Aeroporto e estradas tranquilos no Distrito Federal
Quinta, 05 de Abril de 2007 às 13:18, por: CdB