Em resposta a acusação do deputado Efraim Filho, que apresentou durante a CPI do Apagão, material que aponta falha de comunicação entre o avião do Papa Bento XVI e o Centro de Controle de Área de Recife (ACC-RF), a Aeronáutica divulgou uma nota, na noite desta terça-feira, na qual afirma que a falha de comunicação não aconteceu na noite do último domingo.
O deputado Efraim Filho (DEM-PB) apresentou, durante sessão da CPI do Apagão Aéreo da Câmara nesta terça-feira, um CD que, segundo ele, contém uma falha de comunicação do avião do Papa Bento XVI com o controle aéreo brasileiro.
No comunicado a Aeronáutica diz que "na verdade, o piloto italiano consultou o ACC-RF sobre a possibilidade de transmitir um agradecimento de Sua Santidade para o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no entanto, ao realizar tal pedido, deu a entender que a mensagem duraria 23 minutos. Enquanto o ACC-RF realizava a coordenação para a gravação, uma aeronave comercial brasileira confirmou que a aeronave italiana pretendia enviar uma mensagem com 23 minutos de duração. O desentendimento deveu-se ao fato de o piloto italiano ter dito que a mensagem duraria "two, three minutes".
A nota da Aeronáutica, no entanto, não diz por que o avião da TAM, que fez a tradução da conversa entre o piloto italiano e torre de Recife, fez parte da conversa.
Aeronáutica nega falha de comunicação entre avião do Papa e Torre
Terça, 15 de Maio de 2007 às 15:46, por: CdB