Rio de Janeiro, 12 de Fevereiro de 2026

Aeronáutica não oferece cursos de inglês, diz controlador

Terça, 21 de Agosto de 2007 às 09:23, por: CdB

O presidente da Federação das Associações de Controladores de Vôo, sargento Carlos Trifilio, disse nesta terça-feira à CPI do Apagão Aéreo da Câmara que não são oferecidos cursos regulares de inglês aos operadores de vôo. Trifilio ressaltou, no entanto, que há uma recomendação para que os controladores tenham conhecimento "nível 4" do idioma.

O sargento Carlos Trifilio disse que, em 2005, um curso oferecido pela Aeronáutica só foi pago até maio – depois disso, as aulas foram canceladas.

Segundo ele, o inglês “faz muita falta” no dia-a-dia do controle de tráfego aéreo. Na hora de controlar um avião pilotado por um estrangeiro, diz o presidente da federação, o conhecimento do idioma faz falta. Sobre os próprios conhecimentos da língua, o sargento disse que “sobrevive” em inglês.

 'Bicos'

O controlador Carlos Trifilio disse à CPI que muitos controladores, por causa dos baixos salários, fazem “bicos” para complementar a renda, porém, segundo ele, o salário “nunca foi” o centro das discussões da categoria.

Segundo o sargento, o movimento do dia 30 de março, que paralisou o controle de tráfego aéreo no Brasil, estava concentrado nas condições de trabalho da categoria. — Os controladores foram forçados a manter os postos de trabalho independente das condições de trabalho — afirmou. Hoje, disse o sargento, os profissionais trabalham 22 dias por mês enquanto o recomendado é de 17 dias.

'Gagos e surdos'

Carlos Trifilio disse que vai dar os nomes dos profissionais da área que são “gagos e surdos” à CPI desde que não sejam divulgados pelos deputados.

Em entrevista à revista “Um”, o controlador havia afirmado que, quando trabalhava no controle aéreo em São Paulo, tinha colegas e subordinados “gagos e surdos”. Em resposta às perguntas do deputado, ele esclareceu, usando termos do dicionário, que os controladores não eram completamente gagos ou surdos, mas sim tinham problemas de audição e dificuldades de dicção.

Tags:
Edições digital e impressa