A adoção do menino Banda, nascido no Malauí pela cantora americana Madonna pode estar ameaçada porque o assistente social encarregado do caso não obteve permissão de viajar para a Grã-Bretanha.
Penstone Kilembe foi incumbido de monitorar o progresso do bebê em duas visitas à casa londrina da pop star.
Mas ele disse à imprensa internacional que o governo do Malauí negou permissão para as visitas. Segundo Kilembe, o processo de adoção pode "desmoronar".
O governo não estava disponível para falar sobre o caso, mas há relatos de que um outro assistente social seria enviado a Londres.
Kilembe, diretor dos serviços de assistência à criança do Malauí, foi nomeado pelo tribunal do país para monitorar o bem-estar do bebê e prestar contas ao tribunal ao menos duas vezes.
Justin Dzonzi, o advogado especializado em direitos humanos que questionou no tribunal a legalidade do processo de adoção por Madonna, disse que a decisão pode prejudicar a adoção.
— O tribunal não vai ouvir ninguém mais a não ser a pessoa que foi nomeada —, disse.
Madonna obteve custódia temporária, de 18 meses, sobre a criança, que recebeu o nome de Banda. Ela levou a criança, então com um ano de idade, para Londres em outubro do ano passado.
A adoção só receberá aprovação final uma vez que seja demonstrado que a criança está sendo bem cuidada.
O tribunal também determinou que Madonna deve arcar com todos os custos. Mas segundo o jornal do Malauí Malawi News, a ministra para o Desenvolvimento da Mulher e da Criança do país, Kate Kainja, acusou Kilembe de receber uma passagem aérea e dinheiro de Madonna sem a permissão do governo.
Kainja disse que há uma ênfase muito grande na pessoa de Kilembe que negou as acusações.
A cantora foi bastante critica quando decidiu pela adoção. Colegas de trabalho e boa parte da imprensa acusou Madonna de querer aparecer.
Adoção de bebê por Madonna pode estar ameaçada
A adoção do menino Banda, nascido no Malauí pela cantora americana Madonna pode estar ameaçada porque o assistente social encarregado do caso não obteve permissão de viajar para a Grã-Bretanha. (Leia Mais)
Terça, 07 de Agosto de 2007 às 12:44, por: CdB