Rio de Janeiro, 27 de Dezembro de 2025

Acordos com Bolívia serão assinados nesta quarta

Quarta, 14 de Fevereiro de 2007 às 15:39, por: CdB

Os acordos de cooperação entre Brasil e Bolívia só serão assinados às 19h desta quarta-feira, no Palácio do Planalto. O ato estava previsto para ocorrer às 13h, mas atrasou porque a reunião entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Evo Morales durou mais que o previsto, segundo a assessoria do brasileiro: uma hora e meia.

Evo está em visita oficial ao Brasil. No momento, as delegações dos dois países estão reunidas no Itamaraty, discutindo o teor dos documentos que serão divulgados no final do dia.

Estão na pauta a construção do Complexo Hidrelétrico do Rio Madeira, em Rondônia, a colaboração com projetos educacionais do governo Morales, um possível reforço sanitário no combate à febre aftosa, recentemente detectada na Bolívia, e a entrada da Bolívia no Mercosul.

Sem falar na questão do preço do gás boliviano importado pelo Brasil. Há alguns dias, o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, declarou que a visita de Morales não estaria condicionada ao aumento no preço do gás.

- O presidente Lula tem demonstrado boa vontade ao tratar deste tema (preço do gás). Agora, é evidente que há condicionantes técnicas. Não adianta querer tratar de certos assuntos só sob o ponto de vista político -, disse na Amorim na ocasião.

Os ministros brasileiros reunidos no Itamaraty com os colegas bolivianos são: Silas Rondeau (Minas e Energia), Marina Silva (Meio Ambiente), Waldir Pires (Defesa), Celso Amorim (Relações Exteriores), Roberto Guedes (Agricultura) e Paulo Sérgio Passos (Transportes), além do presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, e do assessor internacional da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia, entre outros.

Tags:
Edições digital e impressa