A União Europeia pediu, nesta terça-feira que as delegações dos EUA e da China compareçam a Copenhague com propostas significativas para conter a emissão de gases causadores do efeito estufa.
Os países da Europa estão convencidos de que o aquecimento global não poderá ser revertido enquanto os Estados Unidos e a China não se comprometerem com reduções significativas.
O ministro sueco do Ambiente, Andreas Carlgren, disse que sem uma proposta dos Estados Unidos e da China, apenas metade das emissões estará coberta por um eventual acordo.
– Um acordo em Copenhague deve cobrir as emissões de todos os países. E um acordo depende totalmente de propostas à altura de parte dos Estados Unidos e da China –, disse.
Pelo menos 65 líderes mundiais devem participar da convenção climática de Copenhague em dezembro, quando representantes de 191 países vão buscar um novo acordo global capaz de limitar as emissões de gases causadores do efeito estufa.