Pelo menos 32 pessoas foram mortas na manhã desta quarta-feira ao serem atingidas por várias de toneladas de aço derretido em uma siderúrgica no nordeste China. Segundo a agência de notícias estatal Xinhua, o acidente ocorreu por volta das 7h45 (hora local) em uma das oficinas da fábrica, na cidade de Tieling, na província de Liaoning.
O acidente ocorreu quando o recipiente que levava aço em estado líquido se partiu no meio e espalhou o aço derretido em funcionários que estavam participando de uma reunião. Equipes de resgate não conseguiram chegar perto do local devido ao intenso calor irradiado pelo metal líquido. Uma investigação já estaria sendo feita, mas ainda não foram divulgados os detalhes.
Rio de metal
O acidente aconteceu quando um recipiente para o aço, com capacidade para levar 30 toneladas do metal líquido, se separou da fornalha. O metal derretido se espalhou pelo chão da fábrica abaixo, e atingiu uma sala adjacente onde estava ocorrendo a reunião, segundo o relatório da Administração Estatal de Segurança no Trabalho.
A administração informou que todas as 32 pessoas na sala foram mortas. Acidentes industriais teriam matado mais de 127 mil pessoas na China em 2005. Em 2006 o governo afirmou que gastaria cerca de US$ 60 bilhões nos próximos cinco anos para reduzir os altos números de mortes em minas de carvão e locais de trabalho perigosos.