Rio de Janeiro, 21 de Setembro de 2026

Ação da Petrobras sobe 3% e ADR dispara 6% após aumento

Terça, 15 de Junho de 2004 às 13:40, por: CdB

As ações da Petrobras disparavam nesta terça-feira, depois que a empresa anunciou aumento de preços da gasolina e do diesel pela primeira vez desde dezembro de 2002.

Na Bolsa de Valores de São Paulo, as ações preferenciais saltavam mais de 3 por cento por volta das 15h e registravam o maior volume de negócios do pregão --lugar tradicionalmente ocupado pela blue chip Telemar . Enquanto isso, o principal indicador da bolsa paulista subia 2,4 por cento.

Já os papéis da empresa negociados em Nova York, os American Depositary Receipts (ADRs), disparavam quase 6 por cento, para 27 dólares.

O reajuste dos preços dos combutíveis atenuou preocupações de que o governo estivesse decidido a mantê-los congelados para conter a inflação.

Além disso, um relatório do analista Frank McGann, da Merrill Lynch, divulgou que o aumento dará a Petrobras receita líquida adicional de 676 milhões de dólares este ano, com impacto positivo particularmente no terceiro trimestre.

A instituição reiterou a recomendação de "compra" para as ações da Petrobras por considerar que estavam sendo negociadas "com grande desconto em relação a outras petrolíferas".

"A alta era antecipada e muitos dizem que já estava demorando muito, mas definitivamente é um sinal muito bom para os investidores, pois mostra que ainda que possa provocar um aumento da inflação, ela (Petrobras) cuida se sua rentabilidade", disse Lucrecia Tam do Deutsche Bank Securities em Nova York.

A Petrobras anunciou no final da tarde da véspera aumento de 10,8 por cento para a gasolina e de 10,6 por cento para o diesel nas refinarias. A alta ficou abaixo do que alguns esperavam e economistas dizem que não terá grande impacto na inflação.

A gasolina representa entre 16 e 17 por cento das vendas totais de produtos refinados da Petrobras, enquanto o diesel é responsável por 40 por cento. A Petrobras tem exportado gasolina para se beneficiar dos altos preços da commodity no mercado internacional.

Tags:
Edições digital e impressa