A Abrae -Associação Brasileira de Assistência ao Excepcional- inaugurou, nesta segunda-feira, o Programa de Atenção à Saúde Auditiva em parceria com o Ministério da Saúde. A instituição foi habilitada pelo Ministério para atender às pessoas maiores de três anos que apresentam suspeita de perda auditiva dos municípios de São Gonçalo, Itaboraí, Rio Bonito, Tanguá, Cachoeiras de Macacu e Silva Jardim.
Aqueles que necessitam de prótese poderão se dirigir às secretarias de Saúde de seus municípios a fim de se cadastrarem no Programa. Crianças em fase de aquisição de linguagem, escolares, adultos arrimo de família e idosos terão prioridade.
A criação do Programa de Saúde Auditiva pelo Ministério da Saúde viabilizará a integração de milhares de pessoas à sociedade. Crianças, jovens, adultos e idosos serão beneficiados através da parceria do Ministério com a Abrae, a Secretaria de Estado de Saúde e de todos os municípios envolvidos no projeto.
Dados informam que a cada 3 a 5 bebês entre 1000 nascem surdos e 24,5 milhões de brasileiros são portadores de algum tipo de deficiência auditiva, embora a surdez possa ser diagnosticada desde o nascimento com a realização do Registro de Emissões Otoacústicas.
Abrae inaugura Programa de Atenção à Saúde Auditiva
Segunda, 18 de Junho de 2007 às 13:54, por: CdB