Rio de Janeiro, 30 de Dezembro de 2025

Abdelnur revela críticas às relações entre Brasil e EUA

Quarta, 28 de Fevereiro de 2007 às 10:19, por: CdB

A aproximação do Brasil com os demais países do Hemisfério Sul nos últimos quatro anos, evitou avanços na balança comercial com os Estados Unidos, na avaliação do ex-embaixador brasileiro em Washington, Roberto Pinto Ferreira Mameri Abdenur.

- Uma das minhas críticas ao que considero um ênfase excessiva no Sul-Sul é que isso se fez  em detrimento de uma alocação mais equilibrada de recursos financeiros, humanos e materiais para a promoção comercial nos Estados Unidos - afirmou em reunião na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado, nesta quarta-feira.

Na opinião do ex-embaixador, é "perfeitamente possível" diversificar parcerias e mercados sem prejuízo às relações com parceiros importantes, como os Estados Unidos.

- O que observo é que a ênfase na abertura de novos mercados e na relação sul-sul nos levou se não a prejuízos, pelo menos a lucros cessantes, porque foram muito parcos os recursos destinados ao apoio ao exportador brasileiro no Estados Unidos. É um mercado tão dinâmico e tão grande que acho que deve ser tratado com mais atenção - reiterou.

Abdenur ficou á frente da embaixada do Brasil nos Estados Unidos por dois anos e 10 meses e foi substituído no cargo no começo deste ano pelo também diplomata de carreira Antonio Patriota. Agora aposentado, não esconde suas críticas em relação à política de relacionamento entre Brasil e Estados Unidos estabelecida pelo atual governo.

- Eu não podia, como embaixador na ativa, fazer certo tipo de crítica, mas quero deixar claro que na confidencialidade da correspondência diplomática sempre deixei claras minhas posições, de certo modo diferentes ou discordantes das posições do Itamaraty em assuntos da relação Brasil- Estados Unidos ou assuntos que eram relevantes para as relações Brasil-Estados Unidos - revelou.

Tags:
Edições digital e impressa