O presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas, fez nesta segunda-feira uma escala de cerca de uma hora em Dacar durante sua viagem rumo a Brasília, onde avaliou como "irreversível" o processo de paz entre Israel e os palestinos, informou a RTS, a televisão nacional senegalesa.
Ao desembarcar na capital, por volta de 12h30 (9h30 de Brasília), Abbas foi recebido pelo primeiro-ministro senegalês, Macky Sall. No encontro, ambos trataram, especialmente, da situação no Oriente Médio que, segundo o líder palestino, é "relativamente calma há quatro anos", embora "ainda haja questões em aberto". Entre elas, o premier apontou a construção, por parte de Israel, de um muro na Cisjordânia, o problema das colônias e a questão dos prisioneiros.
"Escolhemos o caminho da paz, o caminho das negociações. Isso é irreversível", frisou, expressando "a esperança" de poder fazer, em breve, uma visita oficial ao Senegal. Mahmud Abbas também agradeceu ao país pelo apoio dado à causa palestina "no nível diplomático e político", de acordo com a RTS.
Desde 1975, o Senegal preside o Comitê das Nações Unidas para o Exercício do Direito Inalienável do Povo Palestino.
Segundo a emissora de TV, Mahmud Abbas saiu de Dacar rumo a Brasília, onde participará da Cúpula Árabe-Sul-Americana, que acontece nestas terça e quarta-feira. No sábado, ainda em Ramalá (Cisjordânia), o líder palestino revelou à imprensa que, depois do Brasil, pretende visitar Chile, Japão e China.