Rio de Janeiro, 31 de Janeiro de 2026

Abbas acusa Hamas de golpe na Faixa de Gaza

Quarta, 20 de Junho de 2007 às 15:48, por: CdB

O presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, acusou o grupo Hamas de tentar estabelecer um Estado próprio na Faixa de Gaza e de praticar um golpe contra ele.

Falando em Ramallah nesta quarta-feira, na Cisjordânia, Abbas deixou claro que não está aberto a negociações com o Hamas, que assumiu o controle sobre a Faixa de Gaza na semana passada.

- Não há diálogo com esses golpistas assassinos -, disse o presidente, que pertence ao Fatah, organização rival do Hamas.

- O golpe deve ser encerrado de todas as formas. A liderança do Hamas precisa pedir desculpas ao povo palestino e à Organização para a Libertação da Palestina pelo crime que foi o sangrento golpe que realizou. Eles precisam entregar o controle de todas as instituições da Autoridade Palestina que tomaram (.) ao novo governo, que é o único legítimo em uma palestina unida -, completou.

Abbas - que empossou um novo gabinete de governo, sem membros do Hamas - acusou o grupo de tentar planejar assassiná-lo em uma visita a Gaza.

- Um mês atrás eu recebi informações de que o Hamas colocou uma mina na rua Saladino (em Gaza), que iria explodir quando eu passasse. Essa informação foi confirmada por órgãos de segurança -, disse ele.

- Eu recebi um videotape de contatos do Hamas (.) Eu assisti a gravação e vi seis pessoas bem conhecidas usando símbolos do Hamas. Eles estavam puxando uma mina, que não poderia ter menos que 250 kg, para enterrá-la no chão. Enquanto faziam isso, três deles disseram que aquilo (a mina) era para Abu Mazen (como Abbas é também conhecido) -, afirmou.

Um líder do Hamas exilado no Líbano, Osama Hamdan, disse que o discurso de Abbas foi "cheio de mentiras e histórias inventadas".

- É inapropriado que qualquer presidente de um povo feche a porta ao diálogo com parte integral de seu povo, cujo peso e tamanho ele conhece muito bem -, disse.

Israel

No discurso, Abbas também pediu a realização de uma conferência internacional preparatória para a retomada de negociações entre palestinos e israelenses.

Nesta quarta-feira, os dois lados retomaram o diálogo pela primeira vez desde que o Hamas - que não reconhece o direito de existência de Estado de Israel - venceu as eleições parlamentares palestinas, há 15 meses.

Segundo o porta-voz do ministério do Exterior israelense Zehavit Hillel, a chanceler israelense, Tzipi Livni, conversou por telefone com o premiê palestino, Salam Fayyad, na qual ela enfatizou "a importância do estabelecimento do novo governo palestino".
 

Tags:
Edições digital e impressa