Rio de Janeiro, 18 de Outubro de 2026

AAA 20 de Agosto de 2011 - 10h56 Hamas rompe trégua com Israel e Egito convoca embaixador

Sábado, 20 de Agosto de 2011 às 08:20, por: CdB

Após o ataque israelense à Faixa de Gaza que matou palestinos e egípcios, o braço armado do movimento islâmico Hamas anunciou, nesta sexta-feira (sábado, 20, na hora local), o fim da trégua com Israel. O cessar-fogo durou os últimos dois anos, desde os confrontos de 2009. A agressão de Tel Aviv também fez com que o Egito chamasse para consultas seu embaixador no país, como forma de protesto.
O Hamas explicou que "não há mais trégua com o inimigo" enquanto continuarem os "massacres israelenses injustificados contra o povo palestino". O grupo, que controla a Faixa de Gaza, disse ter tomado a decisão após os últimos ataques. Desde quinta-feira, o Exército isralense vem executando vários bombardeiros na Faixa de Gaza, deixando vários mortos, inclusive crianças.

Também em reação à investida, o Egito chamou para consultas na madrugada deste sábado seu embaixador em Israel, como forma de manifestar-se contra o assassinato de cinco policiais na fronteira com o Estado hebraico, informou a televisão egípcia.

O governo egípcio quer que Israel divulgue um pedido de desculpas oficiais. É a segunda vez que o Egito, primeiro país árabe a ter assinado a paz com Israel em 1979, chama seu embaixador em Israel.
Em 2000, o Cairo retirou seu embaixador em Israel para protestar contra "o uso excessivo da força" por parte do Estado hebreu contra os palestinos após o início da segunda Intifada.

Centenas de pessoas se manifestaram na noite de sexta-feira em frente a embaixada de Israel no Cairo pedindo a expulsão do embaixador israelense.Em meio ao novos acontecimentos, a Liga Árabe marcou uma reunião de emergência para este domingo (21).

Com agências



Tags:
Edições digital e impressa