Pesquisa Ibope divulgada neste domingo (11) pelo jornal Zero Hora apresenta o cenário da disputa pela prefeitura de Porto Alegre: há dois polos consolidados, tendo a deputada federal Manuela d'Ávila (PCdoB-RS) à frente e o atual prefeito José Fortunati em segundo. O levantamento foi realizado com três pré-candidatos do PT, em todos os cenários o partido fica atrás dos dois principais concorrentes.
Essa foi a primeira pesquisa Ibope para a prefeitura da capital. O levantamento mostra que, mesmo com a movimentação de obras para a Copa e de diversas iniciativas da prefeitura como o novo programa de recolhimento do lixo, o prefeito Fortunati aparece atrás da campeã de votos para a Câmara Federal em 2010, Manuela d'Ávila - que por enquanto concentra suas ações no trabalho do mandato em Brasília, onde dirige a Comissão dos Direitos Humanos da Câmara e é vice-líder do governo Dilma. Dentre os nomes petistas está a deputada federal e atual ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, quem aparece melhor colocada.
A pesquisa apresenta sete cenários de disputa. No primeiro, em que aparecem Manuela, Fortunati e Rosário, a pré-candidata do PCdoB lidera com 27% das intenções de voto, seguida pelo prefeito, que obteve 25%. Rosário tem 18%.
Nessa primeira simulação, Manuela obtém melhor desempenho entre as mulheres (30%) e entre os eleitores de 16 a 24 anos (46%). Já Fortunati é mais citado pelos homens (28%) e entre os entrevistados com 50 anos ou mais (30%).
No cenário em que o nome petista é o deputado estadual Raul Pont, este aparece com 10% ou 13%, dependendo da simulação. Quando o vereador de Porto Alegre Adeli Sell é colocado como o pré-candidato do PT, o índice é de 1% das intenções de voto. O Ibope também realizou simulação sem o PT: Manuela aumenta o percentual para 35% ou para 33%, dependendo do cenário, enquanto Fortunati fica com 29% ou 28%. Esse senário mostra uma preferência maior do eleitorado petista por Manuela.
Rejeição em geral é baixa
O Ibope também perguntou sobre o índice de rejeição dos possíveis candidatos à eleição de 7 de outubro de 2012 é relativamente baixa para todos os nomes. Raul Pont aparece em primeiro, com 16%, seguido por Rosário (14%), Manuela (13%), Ibsen Pinheiro (12%) e Fortunati (11%).
Realizado entre os dias 2 e 5 deste mês, e encomendado pelo Grupo RBS, o levantamento entrevistou 602 pessoas com margem de erro de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos.
Confira os números da pesquisa
Redação local com informações Zero Hora
AAA 11 de Setembro de 2011 - 14h16 Ibope: Manuela larga na frente pela prefeitura de Porto Alegre
Domingo, 11 de Setembro de 2011 às 10:34, por: CdB