Rio de Janeiro, 22 de Outubro de 2026

A idade não reduz o interesse sexual

A idade não reduz interesse sexual, especialmente entre os homens, diz um estudo científico que analisou as relações sexuais de 3.000 pessoas entre 57 e 85 anos. 68% dos homens desta idade são sexualmente ativos e 43% das mulheres, de acordo com o estudo realizado na Universidade de Chicago. (leia mais)

Sexta, 15 de Agosto de 2008 às 14:17, por: CdB

A idade não reduz interesse sexual, especialmente entre os homens, diz um estudo científico que analisou as relações sexuais de 3.000 pessoas entre 57 e 85 anos.

68% dos homens desta idade são sexualmente ativos e 43% das mulheres, de acordo com o estudo realizado na Universidade de Chicago entre 2005 e 2006, que foi publicada este mês no Journal of Sexual Medicine.

A menor atividade sexual das mulheres entre 57 e 85 anos se explica em primeiro lugar porque muitos delas são viúvas, ou porque o marido é mais ou menos sexualmente ativo, disse à AFP, o professor de sociologia Edward Laumann, que conduziu o estudo.

70% das mulheres com idades compreendidas entre os 70, não tem parceiro, em comparação com 35% dos homens da mesma idade.

Apenas 27,7% dos homens de 57 a 85 anos dizem sentir a falta de interesse em sexo.

 

- Isso significa que nem tudo está acabado após 50 anos e que há esperança - disse o pesquisador.

Muitas vezes as mulheres têm menos interesse em sexo (43,3%) do que homens, e 23% deles não se sentem satisfeito com isso.

- As dificuldades sexuais das mulheres têm muito pouco a ver com a idade. Dependem mais problemas de saúde (obesidade, diabetes), estresse ou estado das relações – afirmou o pesquisador.

37% dos homens têm problema de ereção, sendo a única desvantagem que aumenta significativamente com a idade (30,7% de 57 a 64 anos, e 44% de 75 a 85 anos).

27% sentem ansiedade com o seu desempenho (em comparação com 11% de mulheres).

- Saúde sexual é uma parte muito importante da qualidade de vida e pode ser afetada por três fatores: a saúde física, saúde mental e qualidade das relações entre casais - disse Laumann.

 

Tradução: Diego Ferreira

Tags:
Edições digital e impressa