Rio de Janeiro, 08 de Fevereiro de 2026

A experiência é fruto da diversão

Por Flavio Vitari - Um jantar com os amigos ou namorada (o), vem se tornando um programa cada vez mais complicado. É inexplicável a aparente dificuldade em se ter uma noite agradável. (Leia Mais)

Domingo, 29 de Julho de 2007 às 09:35, por: CdB

Um jantar com os amigos ou namorada (o), vem se tornando um programa cada vez mais complicado. É inexplicável a aparente dificuldade em se ter uma noite agradável.

Começa com a escolha de um vinho: harmonização, temperatura, decanter, análise visual, olfativa, gustativa, taça apropriada, e assim vai. E a namorada ou namorado já está no celular.

Na parte que me toca, o mesmo problema: Cardápios indecifráveis ou pedidos que causam inesperadas surpresas. Filé com shitake e molho escuro. Chega o prato, tem um bonito pedaço de carne com um risco escuro em forma de meia lua. Questionado, o maitre informa que o risco é o molho e o filé tem perfume de shitake.

Mas não pára por aí. Agora temos a harmonização do azeite. Isso mesmo. Vencida a escolha do vinho, do prato, tem ainda a do azeite. E aí, se bobear, sua companhia já está em outra.

A experiência é o melhor aprendizado. É impossível um europeu saber mais de caipirinha e de feijoada do que um brasileiro.

Cada vez que entro numa livraria, me impressiona a quantidade de livros de gastronomia e de vinhos. Quase tudo papo furado.

Não se iludam, ninguém aprende a harmonizar vinhos, azeites ou mesmo cozinhar em livros. Bebam e comam sem espírito crítico. Tenho certeza que, dessa forma, o “aprendizado” será muito mais eficiente e prazeroso.

Portanto, meus amigos, se me dão essa licença, saiam para se divertir. Não dêem tanta importância em harmonizar isso com aquilo, não vão ao restaurante só porque servem molhos em forma de risco.

É legal estar nos locais da moda, mas freqüentem, também, aquelas casas antigas que seus avós e seus pais lhe levavam.

E, tenho certeza, que, despidos de senso crítico, o aprendizado, pela experiência, será muito mais gratificante e eficiente.

Flavio Vitari é chefe-de-cozinha e colunista do Correio do Brasil, sempre às segundas-feiras.

Receita da semana

Carne all`Albese (04 porções)

Ingredientes:

04 fatias de patinho ou de chá de dentro
100g de queijo parmesão em lascas
200g cogumelos paris
Salsão em tiras fininhas
Suco de ½ limão
Sal, pimenta e azeite qb

Procedimento:

Colocar um plástico sobre as fatias de carne e bater até que fiquem bem finas. Coloque cada fatia em um prato.

Disponha sobre as fatias o salsão em tirinhas, os cogumelos em lâminas e o queijo em lascas, tudo bem fino.

Fazer uma citronette para temperar a carne. Em uma tigela colocar 2 colheres de sopa de suco de limão, 6 colheres de sopa de azeite extra virgem, sal e pimenta a gosto e misturar (citronette).

Servir de imediato.

Essa receita, apesar de parecida com carpaccio, tem sabor interessante e bem diferente. Tomar muito cuidado com o salsão, que deve ser bem pouco. Mesmo que você não goste, é essencial usar e, na quantidade certa, vai dar um sabor maravilhoso. Outro ponto a ser observado, com mais cuidado, é a quantidade de limão na citronette que deve ser bem equilibrada com a doçura do azeite. Por fim, não é demais salientar que, por se tratar de carne crua, deve ser feito e imediatamente servido.

Espero que aproveitem. Até semana que vem.

Tags:
Edições digital e impressa