O longa "300", inspirado nos quadrinhos de Frank Miller e com Rodrigo Santoro estréia nesta sexta-feira nos cinemas do Brasil. Além de muita ação e efeitos visuais outra novidade fica por conta da participação de outros brasileiros no filme. Além de Santoro, outros três brasileiros participaram de "300", mas atrás das câmeras. Maurício Bastos, João Sita e Marcus Alqueires ajudaram a dar vida aos efeitos visuais do filme. De setembro do ano passado a março deste ano, os três se juntaram a uma equipe de mais de 70 pessoas na Hybride, empresa localizada perto de Montreal, no Canadá, e que cuidou de boa parte dos efeitos e animações criados no computador presentes no filme.
Maurício, João e Marcus trabalharam em áreas distintas. João e Marcus fizeram parte da equipe de computação gráfica, responsável por criar, no computador, elementos do filme, como o lobo que ataca o jovem Leônidas, as grandes feras que atacam os espartanos e todo o sangue visto em batalhas. As imensas tropas de milhares de soldados também foram criadas usando um truque: os poucos figurantes eram multiplicados no computador até chegar a formações gigantescas.
A equipe situada no Canadá se comunicava com o diretor do filme, Zack Snyder, através de teleconferências. Snyder e Frank Miller, autor dos quadrinhos que deram origem ao filme, em Los Angeles, opinavam sobre os efeitos visuais e pediam alterações mesmo a milhares de quilômetros de distância, conta o brasileiro Maurício Bastos.
No Brasil, Maurício trabalha no Núcleo Virtual da TV Globo, que cria as propagandas virtuais que aparecem nas transmissões de esportes da emissora. Em "300", Maurício fez o chamado camera tracking, efeito que posiciona os elementos criados no computador de forma natural nas cenas com atores reais.
"300" com Rodrigo Santoro estréia no circuito brasileiro
O longa "300", inspirado nos quadrinhos de Frank Miller e com Rodrigo Santoro estréia nesta sexta-feira nos cinemas do Brasil. Além de muita ação e efeitos visuais outra novidade fica por conta da participação de outros brasileiros no filme. Além de Santoro, outros três brasileiros participaram de "300", mas atrás das câmeras. Maurício Bastos, João Sita e Marcus Alqueires ajudaram a dar vida aos efeitos visuais do filme. (Leia Mais)
Sexta, 30 de Março de 2007 às 13:26, por: CdB