Depois de tantas festividades, comemorações e catarses coletivas ou individuais, você já descansou bastante e precisa encarar o inevitável: que o ano começou de vez e não tem mais desculpas para enrolar a si mesmo. Agora é o momento de concretizar aqueles projetos todos que você sonhou, idealizou, imaginou e desejou no ano passado. Agora é o momento de tirar tudo do papel ou do computador para os mais tecnológicos e, como dizia a minha avó, colocar as mãos na massa. Maria Beatriz Whitaker Penteado
Se você ainda não teve sonhos nem projetos e não tem nada preparado não tem problema. Agora é o momento ideal para começar alguma coisa, mudar alguma coisa ou para não começar nada nem mudar nada se você está satisfeito com a sua vida. A idéia é que você encontre um jeito bacana de estar na vida se você chegar à conclusão que não está vivendo do jeito que gostaria de viver, é claro. Agora é o momento. Sabe porque? Porque só temos o aqui e o agora para viver.
É difícil estar presente no aqui e agora. Temos uma tendência incrível de nos experimentar como seres imortais e deixar tudo para daqui a pouco, semana que vem ou daqui a 2 anos. Por isso, gostaria de usar esta minha “primeira” coluna do ano, para te lembrar que todos os dias do ano fazem parte do seu caminho. É a sua vida que você está construindo um dia depois do outro durante todas as horas disponíveis.
Todas as experiências vividas fazem parte dessa construção, sejam elas boas, mais ou menos ou ruins. Mesmo dormindo, descansando, lendo, comendo, ou seja, aqueles momentos que você não está de fato produzindo algo no sentido objetivo, a vida está acontecendo. De um jeito ou de outro, você pode sempre escolher estar na vida de uma forma mais interessante. Por exemplo, se você estiver dormindo, o faça numa cama deliciosamente arrumada para você, com colchão gostoso de dormir, travesseiros suaves e roupa de cama que não pinique, de preferência.
Se você estiver almoçando ou jantando em casa, use a sua melhor louça, os mais lindos copos e de preferência coma uma coisa gostosa mesmo que seja um misto-quente (que por acaso é o meu sanduíche preferido). Penso que esse tema é bastante amplo e permite muitas reflexões. Cada um de nós pode encontrar um jeito gostoso de viver. Acho que é isso que eu gostaria de te dizer. Agora é o momento.
biapenteado@uol.com.br
Rio de Janeiro, 08 de Novembro de 2026
Edições digital e impressa