Rio de Janeiro, 20 de Agosto de 2026

12 mil fotos históricas do cinejornal britânico estão na internet

Segunda, 13 de Outubro de 2003 às 19:46, por: CdB

Uma coleção de mais de 12 milhões de fotografias históricas que cobrem do final do século 19 a 1970 foram colocadas na internet nesta segunda-feira. Trata-se do arquivo do jornal cinematográfico britânico Pathe.

Foram escaneadas 3.500 horas de filmes de 35 mm para realizar o trabalho, que inclui desde a guerra dos boers, na África, até uma exposição do surrealista Salvador Dali em Paris.

As imagens incluem ainda  John Lennon e Paul McCartney em 1964, os jogadores Bobby Moore e Geoff Hurst comemorando o campeonato mundial de futebol de 1966, o primeiro-ministro Winston Churchill assistindo a um jogo em Wembley durante a Segunda Guerra, Charles Chaplin em Veneza em 1930 e as atrizes Audrey Hepburn, Marilyn Monroe e Brigitte Bardot. O material pode ser visto em www.britishpathe.com .

Tags:
Edições digital e impressa