Um milhão de pessoas estão acompanhado o funeral do papa João Paulo II na praça de São Pedro e nos arrredores do Vaticano, segundo uma estimativa das autoridades de segurança citadas pela imprensa italiana.
"Cerca de um milhão de pessoas assistem a cerimônia de funeral", anunciou a imprensa, que acrescentou que pelo menos 300 mil pessoas estão na praça de São Pedro e na Via da Conciliação. As outras 700.000 estão espalhadas diante dos vários telões instalados em pontos estratégicos da capital italiana.
O cardeal alemão Joseph Ratzinger iniciou solenemente a missa de corpo presente em honra ao Papa João Paulo II nas escadas diante da Basílica de São Pedro no Vaticano um pouco antes das 10h30 locais (5h30 de Brasília), na presença de governantes de mais de cem países e milhões de peregrinos e fiéis.
A missa começou depois que o caixão de madeira cipestre do Papa foi carregado em procissão por 12 pessoas - que trabalhavam diretamente para o Pontífice - do interior do templo para ser colocado sobre um tapete oriental diante do altar, em meio a uma fervorosa e emotiva oração.
- O Papa nos vê e nos abençoa - declarou o cardeal alemão ao concluir a homilia na missa de corpo presente de João Paulo II na praça de São Pedro.
- Agora está diante da janela da casa do Senhor. Nos vê e nos abençoa - disse o cardeal depois de lembrar a última benção que deu aos fiéis e ao mundo.
- Não esqueceremos nunca, o último domingo de Páscoa de sua vida, que o Papa marcado pelo sofrimento apareceu na janela do palácio apostólico e deu pela última vez a benção urbi et orbi - acrescentou Joseph Ratzinger. A homilia do cardeal foi interrompida 13 vezes pelos aplausos.
Rio de Janeiro, 07 de Setembro de 2026
Edições digital e impressa