Tufão deixa mortos e feridos em ilha das Filipinas, diz Cruz Vermelha
Arquivado em:
Segunda, 08 de Dezembro de 2014 às 10:21, por: CdB
Pelo menos 21 pessoas morreram, muitas delas afogadas devido ao aumento do nível das águas em Borongan, principal cidade de Samar Oriental, primeiro local atingido pelo tufão Hagupit, informou a Cruz Vermelha Nacional das Filipinas nesta segunda-feira.
O governo das Filipinas retirou mais de um milhão de pessoas de áreas de risco devido à chegada do tufão pelo Pacífico, despertando temores de uma repetição da tragédia provocada por um tufão do ano passado que deixou mais de 7.000 mortos ou desaparecidos.
- Nós temos relatos confirmados de que 21 pessoas morreram em Samar Oriental, 16 delas em Borongan - disse Gwendolyn Pang, secretária-geral da Cruz Vermelha Nacional das Filipinas.
O Conselho Nacional de Redução de Risco e Resposta de Desastre, em Manila, confirmou apenas dois mortos e três feridos. Duas outras pessoas teriam morrido fora de Samar, a terceira maior ilha das Filipinas, desde a chegada do Hagupit no sábado à noite.
O tufão atingiu a província filipina de Samar no sábado, provocando chuvas torrenciais e uma elevação de 3 a 4 metros no nível do mar, disse o serviço meteorológico. A tempestade se movendo em direção ao litoral a cerca de 15 km/h.
Na quinta-feira, o governo disse que estava considerando declarar estado de calamidade nacional para congelar os preços de produtos básicos, e o presidente Benigno Aquino mandou o Departamento de Comércio enviar mais suprimentos alimentares para as províncias em situação de risco, em meio a relatos de pânico na compra de suprimentos básicos.