Rio de Janeiro, 21 de Dezembro de 2024

PF prende suspeitos de corrupção em obra do metrô do Rio

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Terça, 14 de Março de 2017 às 06:47, por: CdB

Além das prisões, foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão e três mandados de condução coercitiva, expedidos pela 7ª Vara Federal Criminal do RJ

Por Redação, com Reuters - do Rio de Janeiro:

A Polícia Federal prendeu nesta terça-feira duas pessoas acusadas de cobrarem propina em contratos de obras de infraestrutura no Rio de Janeiro, em especial na construção da Linha 4 do metrô, inaugurada para os Jogos Olímpicos do ano passado.

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A chamada operação Tolypeutes, nova fase da Lava Jato no Rio, amplia as investigações sobre o grupo criminoso

A chamada operação Tolypeutes, nova fase da Lava Jato no Rio, amplia as investigações sobre o grupo criminoso que teria como cabeça o ex-governador Sérgio Cabral, preso desde o ano passado acusado de receber milhões em propina no Brasil e no exterior.

Foram presos o ex-subsecretário de Transportes do Governo do Rio Luiz Carlos Velloso e o diretor da Companhia de Transporte sobre Trilhos do Estado (Riotrilhos) Heitor Lopes de Souza, de acordo com fontes da PF. Veloso aparece no site da Secretaria de Turismo como atual subsecretário da pasta.

Além das prisões, foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão e três mandados de condução coercitiva, expedidos pela 7ª Vara Federal Criminal do RJ.

Investigações

As investigações apontam que os dois presos procuravam as empreiteiras interessadas em assumir obras de infraestrutura no Estado. Cobrando vantagens indevidas com o objetivo de garantir a contratação para os serviços. De acordo com nota oficial da PF.

– A propina era paga, principalmente, de forma dissimulada a partir de aditivos que aumentavam os valores devidos. Bem como alteravam o escopo técnico das obras", acrescentou a PF.

A Linha 4 do metrô foi uma obra prometida pelo Rio de Janeiro para a realização dos Jogos Olímpicos de 2016. Inaugurada apenas dias antes do evento, após diversos adiamentos por atrasos.

O orçamento inicial na fase conceitual da obra era de cerca R$ 5 bilhões. Mas depois a projeção foi ajustada para mais de R$ 7 bilhões. Ao final, a Linha 4 custou quase R$ 10 bilhões. Sendo R$ 8,5 bilhões bancados pelo governo do Estado.

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