Google: inteligência artificial bate campeão sul-coreano

Arquivado em:
Publicado Terça, 15 de Março de 2016 às 12:04, por: CdB

   

O programa fez história no ano passado ao se tornar a primeira máquina a vencer um jogador humano profissional, mas Lee, de 33 anos, era visto como um oponente muito mais formidável

  Por Redação, com Reuters - de Seul/Nova York/Bruxelas:   O programa de inteligência artificial do Google bateu o campeão sul-coreano Lee Sedol no antigo jogo de tabuleiro Go nesta terça-feira, se recuperando da derrota de domingo para chegar à quarta vitória em uma série de cinco partidas. O AlphaGo, desenvolvido pela subsidiária do Google DeepMind, já havia obtido três vitórias no sábado, em um resultado que chocou o mundo.
google-1.jpg
O jogo é perfeito para pesquisadores de inteligência artificial porque há movimentos
O programa fez história no ano passado ao se tornar a primeira máquina a vencer um jogador humano profissional, mas Lee, de 33 anos, era visto como um oponente muito mais formidável. – Um dos jogos mais incríveis na história – publicou no Twitter o fundador da DeepMind Demis Hassabis após a partida. "A reviravolta depois do grande erro inicial contra Lee Sedol foi impressionante." O Go, mais popular em países como China, Coreia do Sul e Japão, envolve dois competidores que movem pedrinhas pretas e brancas em um tabuleiro quadriculado, com a meta de conquistar a maior parte do território. O jogo é perfeito para pesquisadores de inteligência artificial porque há movimentos demais para que uma máquina vença por cálculos brutos, maneira como a Deep Blue, da IBM, superou o antigo campeão mundial de xadrez Garry Kasparov em 1997.

Carros autônomos

O líder do programa de carros autônomos do Google deve pedir nesta terça-feira que o Congresso dos Estados Unidos conceda nova autoridade aos reguladores de segurança automotiva do país para acelerar a introdução dos carros autônomos em estradas norte-americanas. Chris Urmson, diretor do programa de carros autônomos do Google, dirá ao Comitê de Comércio do Senado dos EUA que os parlamentares devem garantir nova autoridade ao Departamento de Transportes dos EUA para ajudar a colocar veículos totalmente autônomos nas estradas, de acordo com seu depoimento preparado, que foi visto pela agência inglesa de notícias Reuters.

Acordos fiscais

Apple, Google, McDonald's e Ikea serão questionados nesta quarta-feira sobre seus acordos fiscais na Europa, com os legisladores da União Europeia aumentando a pressão sobre multinacionais para pagar localmente mais impostos sobre o lucro. A audiência, organizada pelo comitê de tributação do Parlamento Europeu, segue um evento similar realizado em novembro do ano passado, quando a Anheuser-Busch InBev, o HSBC o Google e outras oito companhias foram interrogados sobre o mesmo tema. Embora o comitê não tenha poder para ordenar mudanças, a audiência reflete preocupações políticas com as multinacionais que tentam evitar pagar impostos localmente. A Comissão Europeia também está investigando vários casos para ver se ferem as regras de ajuda estatal do bloco, que proíbem os países da União Europeia de dar vantagens injustas às empresas ao fazer acordos fiscais especiais.      
Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo