Rio de Janeiro, 24 de Janeiro de 2025

Forças sírias restauram controle da rota de abastecimento entre Hama e Aleppo

Arquivado em:
Sexta, 11 de Março de 2016 às 08:32, por: CdB

 

As forças pró-governamentais continuaram avançando para as regiões que ficam sob o controle dos terroristas

  Por Redação, com Sputnik Brasil - de Beirute:  

O Exército sírio e as unidades populares aliados restauraram a segurança em toda a estrada estratégica Khanasser-Aleppo-Ithriya na província síria de Aleppo, informou a agência noticiosa iraniana FARS.

Além disso, na quinta-feira as forças governamentais e tropas compostas por voluntários retomaram cinco vilarejos perto de cidade de Khanasser no norte da província deixando dezenas de militantes do EI feridos ou mortos e eliminando o seu equipamento militar.
siria-2.jpg
O Exército sírio e as unidades populares aliados restauraram a segurança em toda a estrada estratégica Khanasser-Aleppo-Ithriya na província síria
Em fevereiro, o Exército sírio e a milícia popular iniciaram uma operação para expulsar terroristas dos arredores da rota de abastecimento principal das forças governamentais entre Hama e Aleppo. Mais cedo, o Exército sírio restaurou a segurança em oito vilas no sul da província. Ao mesmo tempo, as forças pró-governamentais continuaram avançando para as regiões que ficam sob o controle dos terroristas. Soldados sírios se envolveram em uma série de confrontos com os restantes terroristas nas áreas recém-liberadas causando grandes perdas ao inimigo. Em 22 de fevereiro foi publicada uma declaração conjunta dos EUA e da Rússia sobre a Síria, referente o cessar-fogo entre as tropas do governo sírio e os grupos armados da oposição a partir de 27 de fevereiro, sem o mesmo, no entanto, ser aplicado ao Estado Islâmico, Frente al-Nusra e outras organizações que a ONU considera como terroristas. Pouco antes de o cessar-fogo ter entrado em vigor, o Conselho de Segurança da ONU adotou a resolução 2268 sobre este acordo russo-americano.

Cessar-fogo

Em geral, o cessar-fogo na Síria se respeita, mais e mais grupos oposicionistas aderem ao processo de paz no país, afirmou o representante russo no escritório da ONU e outras organizações internacionais em Genebra, Aleksei Borodavkin. Moscou está satisfeita com a situação em torno ao cessar-fogo na Síria, disse Borodavkin.

– Estamos satisfeitos com a observação do cessar-fogo. Depois de cinco anos do conflito armado seria ingênuo esperar que de súbito tudo se pacifique, tendo em conta que no território sírio operam muitas bandos terroristas. Mas repito, em geral, o cessar-fogo observa-se.  E mais e mais grupo oposicionistas juntam-no – disse o diplomata em entrevista à agência noticiosa russa RIA Novosti.

Borodavkin sublinhou que “o cessar-fogo ainda está frágil”.

– Por isso é importante agir de forma cautelosa e não focar demais atenção em violações que acontecem. Infelizmente, (estas violações) são realizadas não somente por partes beligerantes na Síria, mas também a Turquia que ataca o território da Síria – afirmou.

Pouco antes da entrada em vigor do cessar-fogo, o Conselho de Segurança da ONU tinha adotado a resolução 2.268 sobre este acordo russo-americano.  
   
Tags:
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo