Explosão em prédio foi causada por vazamento de gás
Arquivado em:
Quinta, 13 de Outubro de 2011 às 06:55, por: CdB
O comandante da Guarda Municipal do Rio, coronel Lima Castro, disse, depois de ouvir testemunhas, que a explosão no prédio no centro da cidade foi causada pelo vazamento de gás de um botijão no restaurante Filé Carioca.
Segundo ele, embora tivesse os encanamentos necessários para usar a rede de gás natural, o estabelecimento utilizava botijões na cozinha. Uma das testemunhas reconheceu entre os mortos o cozinheiro do restaurante. Com a explosão, o corpo foi lançado a uma distância de 40 metros, no meio da Praça Tiradentes.
De acordo com a testemunha, o cozinheiro foi a primeira pessoa a entrar no restaurante e assim que acendeu as luzes ocorreu a explosão. Dezessete feridos na explosão ocorrida na Praça Tiradentes foram internados no Hospital Municipal Souza Aguiar, no centro do Rio.
Os mortos são Severino Antônio, chefe de cozinha, Josimar dos Santos Barros, sushiman do restaurante, e Matheus Maia Macedo de Andrade, 19 anos, que passava pelo local.
Três pessoas estão em estado grave, sendo que um está no centro cirúrgico e outro foi transferido para o Hospital Municipal Miguel Couto, na zona sul da cidade. Segundo a direção do Souza Aguiar, a transferência ocorreu por problemas de lotação no hospital.
O coronel Lima Castro disse ainda que tanto o prédio de 11 andares onde funcionava o restaurante como os edifícios vizinhos Hotel Formule 1 e o da esquina com a Rua Pedro I já foram evacuados e estão isolados. Uma equipe do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Rio de Janeiro (Crea-RJ) foi ao local da explosão para fazer uma vistoria.
O Corpo de Bombeiros do Estado do Rio levantou a hipótese de que o acúmulo de gás dentro do restaurante que explodiu na manhã desta quinta-feira no Centro do Rio foi a principal causa do acidente. Segundo a corporação, com o restaurante fechado devido ao feriado, o gás pode ter vazado durante todo o dia de ontem e, a explosão teria ocorrido quando os funcionários acenderam as luzes do local nesta manhã.
A explosão ocorreu na praça Tiradentes, no centro do Rio e deixou ao menos três mortos e 13 feridos, sendo três em estado grave. Todos os feridos foram socorridos ao hospital Souza Aguiar. A explosão foi tão forte que os corpos das vítimas foram arremessados a cerca de 30 metros, e encontrados do outro lado da rua. O restaurante ficava no andar térreo de um prédio comercial. A explosão atingiu lojas até ao menos o 7º andar do edifício e dois estabelecimentos na lateral – uma loja de eletrodomésticos e uma sorveteria.