Combater jihadistas
A Turquia vai começar em breve a combater o grupo jihadista Estado Islâmico no Norte da Síria, declarou o chefe da diplomacia turco, Mevlut Cavusoglu, durante encontro com o chefe de Estado norte-americano, John Kerry, na Malásia. - Atualmente, em conjunto com os Estados Unidos, treinamos e equipamos a oposição moderada (síria) e vamos também iniciar o nosso combate contra o Daesh (sigla árabe do Estado Islâmico), de modo eficaz”, informou o ministro aos jornalistas no início do encontro, realizado paralelamente à cúpula regional sobre segurança, organizada pela Associação das Nações do Sudeste Asiático. - Depois será mais seguro para os opositores moderados que combatem o Daesh na região - adiantou. Os Estados Unidos há muito incentivam a Turquia, aliados históricos, a reforçar a luta contra o Estado Islâmico, mas Ancara tem se mostrado reticente.Estado Islâmico toma cidade estratégica na Síria
Arquivado em:
Quinta, 06 de Agosto de 2015 às 08:27, por: CdB
Por Redação, com ABr - de Beirute/Kuala Lumpur:
O grupo terrorista Estado Islâmico assumiu nesta quinta-feira o controle da estratégica localidade de Al Quariatain, na província central da Síria de Homs, informou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos.
Segundo a organização não governamental, os jihadistas conquistaram a localidade após intensos confrontos com as forças do regime do presidente sírio, Bashar al-Assad, depois de terem lançado ofensiva na noite de terça-feira. Pelo menos 28 membros das forças do regime e 24 radicais morreram nos confrontos, de acordo com o Observatório Sírio dos Direitos Humanos.
Al Quariatain é uma localidade importante porque se situa junto à estrada que liga a parte oriental de Homs ao leste da região da Al Qalamun, na periferia da capital síria, Damasco.
O grupo extremista avançou em maio pelo leste de Homs, onde assumiu o controle de várias localidades, inclusive Palmira, cidade que reúne ruínas que figuram na lista de Patrimônio da Humanidade da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.