Rio de Janeiro, 29 de Março de 2025

Seop reforça fiscalização em bares e restaurantes na Zona Sul

A Seop e a Guarda Municipal reforçam a fiscalização em Botafogo, coibindo irregularidades em bares e restaurantes, como som excessivo e ocupação irregular de calçadas.

Segunda, 24 de Março de 2025 às 15:19, por: CdB

As ações tiveram o objetivo de coibir irregularidades de som acima do permitido e do horário estabelecido, além da ocupação irregular das calçadas e ruas.

Por Redação, com ACS – do Rio de Janeiro

A Secretária de Ordem Pública (Seop) e a Guarda Municipal (GM-Rio) intensificaram neste fim de semana (de sexta-feira, a domingo) as ações de ordenamento, desobstrução de área pública e de perturbação do sossego na Rua Arnaldo Quintela e adjacências, no bairro de Botafogo, na Zona Sul.

Seop reforça fiscalização em bares e restaurantes na Zona Sul | A Seop descartou material usado para guardar lugar ilegalmente nas ruas
A Seop descartou material usado para guardar lugar ilegalmente nas ruas

As ações tiveram o objetivo de coibir irregularidades de som acima do permitido e do horário estabelecido, além da ocupação irregular das calçadas e ruas, seja por mesas e cadeiras ou por outras estruturas.

Nas fiscalizações foram aplicadas cinco multas por uso ilegal de mesas e cadeiras, uma por perturbação do sossego, além de apreensão de três caixas de som e do descarte de cinco bases de concreto usadas para guardar lugar ilegalmente nas ruas. As operações também registraram 93 infrações de trânsito, e dois veículos foram removidos por estacionamento irregular.

Continue lendo

– Os bares e restaurantes são muito importantes para a economia da cidade, porém, todas as vezes que os comerciantes se mostrarem incapazes de respeitarem as regras municipais por conta própria, o poder público vai atuar de maneira firme. Seguiremos com as ações de ocupação e ordenamento na Rua Arnaldo Quintela e adjacências para que os bares sigam funcionando com respeito às regras e aos moradores da região – destacou o secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale.

As fiscalizações seguirão sendo feitas rotineiramente.

Subprefeitura da Barra e Comlurb

A Praia da Macumba, no Recreio dos Bandeirantes, Zona Oeste, recebeu no sábado uma grande ação de limpeza e plantio de espécies nativas, em comemoração ao Dia Internacional das Florestas.

Voluntários e moradores da região participaram ativamente da iniciativa, contribuindo para a limpeza da praia e o plantio de 300 mudas de vegetação nativa, incluindo perpétua, abaneiro, pitanga e lírio da praia, ajudando a fortalecer a restinga local. O gari Renato Sorriso e o grupo Chegando de Surpresa deram um toque especial, cantando músicas de conscientização sobre a importância de a população fazer o descarte correto dos resíduos e manter a cidade limpa.

O evento começou com uma sessão de yoga às 7h, seguida por um delicioso café da manhã para os participantes, promovidos pela Subprefeitura da Barra.

A equipe de conscientização da Comlurb conversou com os frequentadores, passando orientações sobre a forma correta de descarte do lixo, evitando a exposição em via pública, e alertou a população local para que evite jogar qualquer tipo de resíduo nas encostas ou nas ruas, contribuindo com a limpeza e tornando ainda mais ágil o serviço feito pelos garis em toda a cidade.

O subprefeito da Barra, Leandro Marques, destacou a importância da iniciativa e reforçou o compromisso da gestão com a preservação ambiental.

– Eu acho que essa ação é importante, já fizemos em outro ponto aqui da Praia da Macumba e pretendemos fazer em outros locais. Espero que isso seja uma marca da Subprefeitura da Barra – afirmou.

Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo