Rio de Janeiro, 13 de Junho de 2025

Prefeitura do Rio encerra concessões e prepara nova operação

A Prefeitura do Rio de Janeiro antecipa o fim das concessões de ônibus, iniciando mudanças na Zona Oeste e prometendo melhorias no transporte público.

Quarta, 28 de Maio de 2025 às 10:50, por: CdB

Acordo com consórcios prevê fases de transição que começam pela Zona Oeste e prometem mudar modelo de transporte adotado desde 2010.

Por Redação, com Agenda do Poder – do Rio de Janeiro

A prefeitura do Rio de Janeiro anunciou a antecipação do fim dos contratos de concessão das linhas de ônibus municipais, previstos originalmente para 2028. A decisão é fruto de um acordo firmado no final de abril entre o município e os quatro consórcios que atualmente operam o sistema: Intersul, Internorte, Transcarioca e Santa Cruz. A informação é do jornal Extra.

Prefeitura do Rio encerra concessões e prepara nova operação | Linhas de ônibus de Campo Grande devem ser as primeiras assumidas pelo município, em junho
Linhas de ônibus de Campo Grande devem ser as primeiras assumidas pelo município, em junho

De acordo com a prefeitura, as primeiras mudanças na operação devem ocorrer ainda neste ano, com previsão de início no final do primeiro semestre, quando o município deverá assumir o controle de linhas na Zona Oeste. Os detalhes do novo modelo serão apresentados oficialmente nesta quarta-feira, durante coletiva no Centro de Operações Rio (COR), com a presença do prefeito Eduardo Paes, do vice-prefeito Eduardo Cavaliere e da secretária municipal de Transportes, Maína Celidonio.

A transição será realizada por etapas. Inicialmente, as alterações afetarão linhas que atendem os bairros de Campo Grande, Santa Cruz, Paciência e Sepetiba. Na sequência, a segunda fase contemplará a Ilha do Governador e regiões da Zona Oeste, como Bangu, Padre Miguel e Realengo, além de Vila Isabel, na Zona Norte. Em fases posteriores, a nova configuração do sistema chegará à Grande Jacarepaguá, à Barra da Tijuca e a bairros da Zona da Leopoldina, como a Penha. A última etapa será dedicada à região do Grande Méier.

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Modelo de concessão

O novo modelo de concessão representa uma mudança significativa em relação ao adotado em 2010, durante o primeiro mandato do prefeito Eduardo Paes, quando o sistema foi licitado pela primeira vez com divisão da cidade em quatro grandes áreas operadas por consórcios.

Segundo o vice-prefeito Eduardo Cavaliere, “o formato das novas concessões será bem diferente”. Em entrevista ao jornal Extra em abril, ele explicou que a proposta atual é pulverizar as concessões, com lotes compostos por linhas com diferentes graus de atratividade econômica para os operadores. O número de contratos, no entanto, ainda está em definição.

O acordo para antecipar o fim das concessões foi selado em audiência de conciliação convocada pela juíza Alessandra Tufvesson Peixoto, da 8ª Vara de Fazenda Pública do Rio. A mediação foi necessária porque os empresários alegavam que a prefeitura não havia cumprido integralmente um acordo judicial firmado em 2022, que pôs fim a uma série de disputas judiciais entre o município e os consórcios, em curso desde 2019.

Na audiência de 30 de abril, ficou acertado que os operadores se comprometerão a retirar de circulação os cerca de 200 ônibus, cerca de 5% da frota atual, que ainda não possuem ar-condicionado. O prazo para a substituição dos veículos vai até 1º de novembro.

Com a nova fase de concessões, a prefeitura busca corrigir distorções do atual modelo e ampliar a qualidade do transporte público, incluindo a climatização total da frota e a readequação de rotas. A expectativa é que, com mais contratos e maior pulverização, haja mais concorrência e eficiência na prestação do serviço.

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