Fifa: Joseph Blatter pode continuar como presidente, diz assessor
Arquivado em:
Segunda, 15 de Junho de 2015 às 08:56, por: CdB
Joseph Blatter está considerando ativamente reverter sua promessa de renunciar à presidência da Fifa, disse um de seus assessores à emissora de TV Sky News.
Klaus Stoehlker, que aconselhou Blatter durante a mais recente campanha eleitoral, disse que Blatter vai continuar como chefe da organização responsável pelo futebol mundial caso um "candidato convincente" para substitui-lo não apareça.
Blatter renunciou à presidência há quase duas semanas, à medida que a organização sediada na suíça foi abalada por acusações de corrupção.
Stoehlker, que não é um porta-voz oficial de Blatter, estava em uma reunião quando foi procurado pela equipe de reportagem da agência inglesa de notícias Reuters e não pôde comentar imediatamente.
O jornal suíço Schweiz am Sonntag relatou no domingo que Blatter, de 79 anos, pode buscar a permanência à frente da entidade.
Presidência da Fifa
No domingo o jornal suíço Schweiz am Sonntag, publicou uma reportagem sobre o controverso presidente da Fifa, Joseph Blatter, que está considerando permanecer no cargo.
A publicação cita uma fonte anônima próxima a Blatter, segundo a qual o presidente estaria reconsiderando se manter à frente da Fifa, baseado no apoio que recebeu das associações da Ásia e da África, que querem impedir a renúncia anunciada pelo suíço de 79 anos. Blatter teria se sentido homenageado pelos votos de confiança e, por isso, não descarta continuar liderando a maior entidade do futebol mundial, apesar dos escândalos recentes.
"Mudança é indispensável"
O presidente do comitê de auditoria da Fifa, Domenico Scala, reagiu à notícia afirmando ser "indispensável" que haja uma mudança na liderança do organismo que tutela o futebol mundial. "Para mim, as reformas são o tema central", escreveu Scala, em comunicado. "É por isso que acho ser claramente indispensável prosseguir com o processo iniciado de mudança de presidente, como foi anunciado."
- A renúncia anunciada de Blatter tem que ocorrer formalmente o mais rapidamente possível - afirmou o diretor de mídia da Federação Alemã de Futebol (DFB), Ralf Köttker.
Já o técnico da seleção alemã, Joachim Löw, apelou para que Blatter mantenha seu plano original. "Acho que, normalmente, uma renúncia da renúncia não é algo que deva acontecer", opinou, acrescentando que a organização deve passar por um recomeço.
Segundo a agência de notícias AFP, a Fifa e a Confederação de Futebol Africano (CAF) mantiveram suas posições oficiais, ao serem contatadas, observando que Blatter anunciou sua renúncia em 2 de junho e que a CAF tomara conhecimento da decisão.
Apelo do Parlamento Europeu
Na quinta-feira, o Parlamento Europeu apelou para que Blatter se demita imediatamente e permita que um presidente interino inicie reformas na organização. Mas a Fifa reiterou que o suíço continuará no cargo até que seu sucessor seja designado, provavelmente até o final do ano.
Uma reunião extraordinária do comitê executivo da Fifa será realizada em Zurique em 20 de junho, quando será marcada uma data para o congresso que elegerá o sucessor de Blatter.