COI espera candidatura dos EUA para Jogos de 2024 após desistência de Boston
Arquivado em:
Terça, 28 de Julho de 2015 às 08:26, por: CdB
O Comitê Olímpico Internacional (COI) confia que os Estados Unidos vão apresentar uma candidatura para sediar os Jogos Olímpicos de 2024, apesar de Boston ter abandonado a disputa na segunda-feira.
- Para o COI sempre ficou claro que haveria uma proposta que seria apresentada pelo Comitê Olímpico dos Estados Unidos - disse a jornalistas o presidente da entidade, Thomas Bach, nesta terça-feira, dia inicial de uma reunião do comitê executivo na capital da Malásia.
- Esta fase de convites é também uma oportunidade para determinar qual cidade será eventualmente escolhida por um Comitê Olímpico Nacional. Estamos confiantes de que o Usoc (Comitê Olímpico dos EUA) vai escolher a cidade mais adequada, para que haja um concorrente forte dos EUA.
Poucas horas antes da abertura da reunião em Kuala Lumpur, o Usoc retirou a oferta de Boston para sediar os Jogos de 2024, depois que o prefeito da cidade disse que os contribuintes não podiam dar-se ao luxo de realizar um evento de grande escala.
A notícia é o mais recente revés para o processo de eleição de sedes olímpicas, já que quatro cidades deixaram a disputa para receber os Jogos de Inverno de 2022. A capital chinesa, Pequim, que realizou os Jogos de 2008, está à frente, ao lado da pouco conhecida cidade de Almaty, no Cazaquistão. O COI elegerá o vencedor no fim de semana.
O COI fez uma série de reformas para tornar a licitação mais atraente para as cidades depois dos problemas para 2022.
O prazo para apresentar candidaturas para os Jogos de 2024 expira em 15 de setembro. Hamburgo, Paris, Roma e Budapeste estão na corrida. O COI vai fazer a escolha em 2017.
Boston desiste de candidatura
O Comitê Olímpico dos Estados Unidos (Usoc, na sigla em inglês) retirou na segunda-feira a candidatura da cidade de Boston para sediar os Jogos Olímpicos de 2024.
Boston foi selecionada para representar os EUA em janeiro deste ano, num processo de escolha que incluiu Los Angeles, Washington e São Francisco. O comitê deve apresentar uma alternativa até o final de agosto. Também concorrem Paris, Roma, Hamburgo, Budapeste e Toronto.
O anúncio foi feito depois de o prefeito de Boston, Marty Walsh, ter se negado a assinar um contrato com uma agência. Segundo ele, as custas do evento ficariam sob responsabilidade dos contribuintes. O valor estimado era de 8,6 bilhões de dólares.
- Não é um compromisso que posso assumir sem garantir que Boston e seus moradores serão protegidos. Temos cumprido com cada uma das demandas e metas desse processo, mas não podemos colocar os contribuintes em risco - afirmou Walsh.
- Eu me nego a hipotecar o futuro da cidade, me nego a responsabilizar Boston por sobrecustos e a assinar um contrato que comprometa os impostos dos contribuintes ao pagamento dos Jogos - ressaltou o prefeito.
O presidente-executivo do Usoc, Scott Blackmun, disse em comunicado que os cidadãos de Boston também não demonstraram apoio à candidatura de cidade: "O Usoc não acredita que o nível de apoio gozado pela candidatura de Boston permitiria que a cidade prevalecesse frente a grandes concorrentes como Paris, Roma, Hamburgo, Budapeste ou Toronto."