Zidane sela presença entre os astros da Copa do Mundo de 2006

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quinta-feira, 13 de outubro de 2005 as 10:33, por: CdB

Um pênalti perdido deixou Samuel Eto’o fora da Copa do Mundo, mas os torcedores serão compensados com uma última chance de ver Zinedine Zidane no maior espetáculo do futebol mundial.

Jon Dahl Tomasson, Roy Keane e Theodoros Zagorakis, eleito melhor jogador da Euro 2004, ficaram desapontados na quarta-feira quando Dinamarca, Irlanda e os campeões europeus da Grécia perderam a corrida pelas vagas na Alemanha.

Eles se juntam ao camaronês Eto’o, jogador africano do ano, em uma lista crescente de jogadores de primeiro nível que estarão ausentes do Mundial do ano que vem. Mas a vitória de 4 x 0 da França sobre o Chipre garantiu um lugar para os campeões do mundo de 1998, trazendo boas notícias para os sortudos portadores de ingressos e milhões de telespectadores.

– Foi uma maravilha azulada – disse o Bild, jornal de maior tiragem da Alemanha, dando aos boas vindas a Zidane e Thierry Henry ao torneio.

– No último dia dos jogos na Europa, a França conseguiu seu lugar na nossa Copa do Mundo.
Evitando contusões, todas as estrelas estarão presentes.

Ronaldo e Ronaldinho devem inspirar o pentacampeão Brasil, Luis Figo ainda pode levar Portugal à glória, e talvez um jovem como Lionel Messi, da Argentina, ou Wayne Rooney, da Inglaterra, irão atear fogo à competição.

O atacante ucraniano Andriy Shevchenko irá atuar pela primeira vez em uma Copa do Mundo, a presença de David Beckham vai deleitar o departamento de marketing da Fifa, assim como os torcedores ingleses, enquanto Rafael van der Vaart ameaça dar trabalho com uma fantástica seleção holandesa.

Depois que a França garantiu sua vaga, a maior baixa foi a Grécia, enquanto Espanha, República Tcheca e Turquia se preocupam com a repescagem, juntamente com Noruega, Eslováquia e Suíça.

– A Grécia é um caso terrível, e mais choques virão – disse o técnico alemão Juergen Klinsmann. É um golpe para todo o país depois da Euro 2004, e pessoalmente eu lamento muito.

Com 27 das 32 vagas na Copa do Mundo já definidas, Eto’o permanece como a ausência mais sentida. O jogador viu sua seleção dos Camarões perder a classificação para a Costa do Marfim, quando Pierre Wome desperdiçou pênalti contra o Egito na prorrogação. O explosivo atacante inspirou a campanha vitoriosa do Barcelona na última temporada e fará muita falta.

A eliminatória africana trouxe outras surpresas, com a Costa do Marfim se unindo a Togo, Angola, Gana e Tunísia, esta última comandada por Roger Lemerre, que conduziu a França na última Copa do Mundo.

A ocasião fornecerá um palco para a atuação de Michael Essien, o meio-campo de Gana que custou 38 milhões de euros ao Chelsea. O quadro de classificação na Ásia está definido, com Coréia do Sul e Japão, co-anfitriões em 2002, se juntando ao Irã e à Arábia Saudita. O Barein conquistou seu lugar na repescagem. 

O Japão, do técnico brasileiro Zico, jogou com grande habilidade na Copa das Confederações na Alemanha neste ano, e será uma alegria ver Shunsuke Nakamura atuando novamente.
Ali Karimi, do Irã, atualmente no Bayern de Munique, é outro jogador a se observar jogando em casa.

Os Estados Unidos, o México e a Costa Rica conquistaram seus lugares vindo da zona da Concacaf, enquanto o Equador e o Paraguai se uniram ao Brasil e à Argentina na chave da América do Sul.

As outras equipes européias que se classificaram foram Itália, Suécia, Sérvia e Montenegro, Polônia e Croácia, assim como os anfitriões alemães, que têm o brilhante atacante Lukas Podolski em suas fileiras.

O jogador mais ansiosamente esperado talvez seja um tímido adolescente que atravessou uma estréia sofrível com a Argentina. Messi foi expulso menos de dois minutos depois de entrar em campo contra a Hungria, mas depois de outra breve aparição como substituto, ele deu um sinal do que pode vir a ser liderando seu time na vitória de 2 x 0 contra o Peru.

O atacante de 18 anos, que atua