Yushchenko denuncia plano contra seu governo

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado terça-feira, 20 de setembro de 2005 as 10:21, por: CdB

O presidente da Ucrânia Viktor Yushchenko, ao apresentar seu novo candidato para primeiro-ministro no Paralamento nesta terça-feira, denunciou um plano para destruir seus oito meses de administração liberal.

– Um plano cínico foi lançado na Ucrânia para destruir esta administração. Alguns dos envolvidos estavam na praça e alguns queriam dispersar os que estavam lá – disse Yushchenko se referindo aos protestos nas ruas liderados por ele no ano passado contra a fraude eleitoral.

Yushchenko não deu mais detalhes. Neste mês o presidente demitiu a primeira-ministra Yulia Tymoshenko, sua aliada nos protestos do ano passado. Ele encorajou os deputados a abandonar as intrigas e aprovar seu candidato Yuri Yekhanurov.

A Rada Suprema, Parlamento da Ucrânia, rechaçou nesta terça-feira a nomeação de Yuri Yekhanurov para o posto de primeiro-ministro em substituição de Yulia Timoshenko, principal aliada do presidente Viktor Yushchenko na Revolução Laranja, destituída há duas semanas, após meses de disputas internas no governo.

Yekhanurov, ex-governador da Ucrânia Central, ficou a três votos do mínimo necessário para ser aprovado. Ele precisava da maioria simples: 226 votos num Parlamento de 450 assentos. Teve 223.