Wawrinka vence Tsonga e avança para a final de Roland Garros

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sexta-feira, 5 de junho de 2015 as 12:53, por: CdB
Stan Wawrinka, da Suíça, comemora vitória contra Jo-Wilfried Tsonga, da França, na semifinal de Roland Garros
Stan Wawrinka, da Suíça, comemora vitória contra Jo-Wilfried Tsonga, da França, na semifinal de Roland Garros

 

Stanislas Wawrinka assumiu o controle do jogo contra Jo-Wilfried Tsonga e calou 15 mil torcedores para chegar à final do Aberto da França, em Roland Garros, pela primeira vez, com uma vitória por 6-3, 6-7(1), 7-6 (3) e 6-4, nesta sexta-feira.

As esperanças de Tsonga de se tornar o primeiro francês a ganhar o título desde Yannick Noah em 1983 derreteram no dia mais quente do campeonato até agora, com os termômetros marcando 33 graus Celsius, à medida que Wawrinka venceu os pontos que importavam.

O suíço passou perigo, salvando 16 dos 17 break points que enfrentou durante a partida de 3 horas e 46 minutos, e se tornou um homem aliviado quando disparou um saque sem possibilidade de devolução para terminar a semifinal.

Wawrinka, campeão do Aberto da Austrália de 2014, enfrentará na final de domingo o vencedor da partida entre o número 1 do mundo, Novak Djokovic, e Andy Murray.

Djokovic bate Nadal

O tenista número 1 do mundo, Novak Djokovic, impôs ao espanhol Rafael Nadal, nove vezes campeão de Roland Garros, apenas a segunda derrota em 11 anos no Aberto da França, e avançou para as semifinais com uma vitória por 7-5, 6-3 e 6-1, na quarta-feira.

O sérvio, em busca de conquistar o único título de Grand Slam que ainda não tem na coleção, vai enfrentar agora o vencedor do confronto entre o britânico Andy Murray e o espanhol David Ferrer na luta por uma vaga na final.

A única derrota anterior de Nadal na competição parisiense aconteceu em 2009, quando o espanhol foi eliminado nas oitavas de final pelo sueco Robin Soderling.

O espanhol conseguiu empatar o primeiro set após começar perdendo de 4-0, mas ainda assim perdeu a primeira parcial e não conseguiu mais segurar Djokovic até o final da partida.