Wal-Mart desiste do mercado alemão

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sexta-feira, 28 de julho de 2006 as 12:29, por: CdB

O grupo americano Wal-Mart – dono das lojas Bompreço no Brasil e número um mundial do setor de distribuição -, resolveu vender a filial alemã da empresa, com 85 hipermercados, ao líder do mercado germânico, Metro, anunciou este último em um comunicado. Com o fim de suas atividades na Alemanha, Wal-Mart se retira da Europa continental, conservando apenas a filial no Reino Unido.

O valor da transação não foi divulgado. Os hipermercados em questão registraram dois bilhões de euros em volume de negócios em 2005 e dão emprego a 11.000 trabalhadores. Metro vai integrar os hipermercados a sua rede de supermercados Real. O Wal-Mart entrou no mercado alemão em 1998, ao adquirir hipermercados de uma empresa local, mas teve muitas dificuldades para ser sustentável no país.

– Parece cada vez mais claro que é difícil alcançar a dimensão e os resultados aspirados na Alemanha, nas difíceis condições econômicas atuais. A empresa prefere se dedicar aos mercados nos quais pode alcançar seus objetivos mais rapidamente – comentou Michael Duke, vice-presidente do grupo.

Fora dos Estados Unidos, Wal-Mart está presente principalmente na América Latina, Japão e China.