Vôlei masculino volta à quadra e bate Holanda por 3 a 1

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quinta-feira, 19 de agosto de 2004 as 11:35, por: CdB

Nem mesmo o desgaste pela emocionante vitória sobre a Itália num tie-break que teve dez match points favoráveis e seis contra, foi capaz de provocar a primeira derrota do Brasil no torneio olímpico masculino de vôlei. A seleção conseguiu nesta quinta-feira o terceiro êxito em três jogos ao derrotar a Holanda por 3 sets a 1, parciais de 25/22, 24/26, 25/21 e 25/19.

Com o resultado, a equipe praticamente assegurou sua passagem à fase seguinte, já que os quatro primeiros de cada grupo avançam na competição. O próximo compromisso da equipe do técnico Bernardinho será contra a Rússia, prata nas Olimpíadas de Sydney-2000 e considerada pelo treinador brasileiro como uma forte candidata ao ouro. A partida será no sábado.

O equilíbrio foi a marca do primeiro set do confronto contra os holandeses, que na primeira rodada derrubaram os gigantes russos. Com o levantandor Ricardinho distribuindo bem as bolas e Giba sendo o ponto de desequilíbrio, a seleção comandou o marcador até o décimo ponto. A Holanda fez 11 a 10 e logo em seguida conseguiu abrir três pontos de frente. O Brasil conseguiu uma seqüência de quatro pontos consecutivos e voltou a equilibrar as ações. os ataques de Dante foram fundamentais para o Brasil fechar em 25 a 22.

Os brasileiros souberam tirar proveito dos três erros seguidos dos holandeses para respirar e fazer 13 a 10. Mas os adversários exploravam o bloqueio da seleção e voltavam ao jogo. O time de Bernardinho teve nas mãos um set point. A Holanda conseguiu o empate em 24 a 24 e dois erros ofensivos de Giba e André Nascimento impediram que o Brasil fizesse 2 a 0: 26 a 24.

O terceiro set foi o mais tranqüilo para a seleção. A Holanda fez 4 a 3 e parou. Os brasileiros tiraram proveito do mau momento, sacaram melhor e abriram 16 a 10. E apesar de terem esboçado uma reação no fim da etapa, os holandeses não conseguiram impedir a vitória dos campeões mundiais: 25 a 21.

Apesar da apatia no início do quarto set, a Holanda ainda tentou diminuir a vantagem brasileira. Perdia por quatro pontos, fez cair para dois, mas foi só. O Brasil tinha a força de Giba e de Dante: 25 a 19.