Vladimir Putin diz que explosão de ponte foi ato de terrorismo ucraniano

Arquivado em: Destaque do Dia, Europa, Mundo, Últimas Notícias
Publicado segunda-feira, 10 de outubro de 2022 as 12:12, por: CdB

A explosão se deu dentro de um caminhão que atravessava a ponte no sábado, causando danos graves à estrutura. Essa é a única ligação por terra entre os 2 territórios e o principal acesso de Moscou às regiões capturadas no sul da Ucrânia.

Por Redação, com Poder360 – de Moscou

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse no domingo que a explosão de uma ponte que liga o território russo à Crimeia foi um ataque terrorista organizado pela Ucrânia. 

O presidente da Rússia, Vladimir Putin

– Não há dúvida. Este é um ato de terrorismo destinado a destruir infraestrutura civil criticamente importante – disse o líder russo, segundo comunicado do Kremlin. “Isso foi planejado, executado e coordenado pelos serviços especiais ucranianos, continuou”.

Segundo o texto, Putin se encontrou com o chefe do comitê de segurança do país,  Alexander Bastrykin, para discutir o caso. 

Bastrykin disse que as investigações já passaram por uma série de apurações, como conversas com testemunhas e coleta de materiais no local.

Segundo ele, os resultados “permitem chegar a uma conclusão inequívoca, este foi um ato terrorista que havia sido preparado pelos serviços especiais ucranianos”.

Ele também informou que as pessoas presentes no caminhão que carregava os explosivos foram identificadas.

A explosão

A explosão se deu dentro de um caminhão que atravessava a ponte no sábado, causando danos graves à estrutura. Essa é a única ligação por terra entre os 2 territórios e o principal acesso de Moscou às regiões capturadas no sul da Ucrânia.

De acordo com o Comitê Nacional Antiterrorismo da Rússia, sete vagões-tanque de um trem que se dirigia para a península pegaram fogo e parte da ponte desmoronou. A passagem fluvial entre o Mar Negro e o Mar de Azov não foi danificada.

A ponte de Kerch tem 19 km de extensão. Foi construída em 2018, quatro anos depois da anexação da Crimeia pelo governo Putin, e é considerada um símbolo da tomada do território.

A estrutura é um importante acesso à região de Kherson, no sul da Ucrânia, e ao porto de Sebastopol, invadidos pelos russos. O incidente soma-se a uma série de derrotas recentes sofridas por Moscou.

O chefe do Conselho Nacional de Segurança e Defesa da Ucrânia, Oleksiy Danilov, postou no Facebook um vídeo que mostra a ponte em chamas. Ao lado, está um vídeo da atriz Marilyn Monroe cantando Feliz aniversário, senhor Presidente. Na última sexta-feira, foi o aniversário de 70 anos do presidente russo, Vladimir Putin.

A península da Crimeia, anteriormente um território autônomo da Ucrânia, foi anexada pelo governo russo em 2014, depois que o então presidente ucraniano, Viktor Yanukovych, foi deposto. O Parlamento da Crimeia elegeu Sergey Aksyonov como primeiro-ministro da região.

Em março do mesmo ano, o parlamento organizou um referendo no qual os cidadãos decidiram a favor da anexação da península à Rússia. Além da Ucrânia, países como os Estados Unidos e o Reino Unido consideraram a consulta popular ilegal.

A península é disputada por ser considerada uma importante região estratégica devido à sua posição geográfica. Desde antes da invasão da Ucrânia começar, em fevereiro de 2022, a infraestrutura já era a principal forma de o Kremlin abastecer tropas russas na Crimeia e em todo o sul do território ucraniano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *