Visita de Pedro Pires relança cooperação bilateral com São Tomé

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quarta-feira, 14 de maio de 2003 as 18:14, por: CdB

O presidente de Cabo Verde, Pedro Pires, disse nesta quarta-feira, ao concluir uma visita de quatro dias a São Tomé e Príncipe, que os dois países vão relançar a cooperação bilateral, sobretudo na agricultura e formação de funcionários.

Pedro Pires salientou também ser sua determinação promover a integração da comunidade cabo-verdiana na sociedade são-tomense e congratulou-se com a adoção da nova lei de São Tomé e Príncipe que permite a dupla nacionalidade.

Questionado sobre o fato de alguns cidadãos cabo-verdianos terem recebido ordens de despejo das instalações das antigas roças coloniais, Pedro Pires disse acreditar que as autoridades são-tomenses vão encontrar soluções para esse problema.

Durante a visita, o presidente cabo-verdiano encontrou-se com o seu presidente são-tomense, Fradique de Menezes, com o presidente do parlamento, Dionísio Dias, e com a primeira-ministra, Maria das Neves, entre outros dirigentes de São Tomé.

Além de ter visitado a ilha autônoma do Príncipe, Pedro Pires participou de uma sessão especial do parlamento e presidiu a uma cerimônia de lançamento da primeira pedra de construção da sede da comunidade cabo-verdiana na capital são-tomense.

Um número considerável de estudantes de São Tomé e Príncipe que frequenta vários institutos superiores em Cabo Verde, enquanto que cerca de nove mil cabo-verdianos residem em território são-tomense, sobretudo nas zonas rurais, dedicando-se maioritariamente à agricultura.

A comitiva do chefe de Estado cabo-verdiano integrou a ministra das Relações Exteriores, Fátima Viegas.