Virgílio encerra crise e diz que vai apoiar Greenhalgh

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sexta-feira, 7 de janeiro de 2005 as 12:06, por: CdB

O deputado federal Virgílio Guimarães (MG) encerrou, no final da noite desta quinta-feira, a crise política aberta com a candidatura de oposição ao petista Luiz Eduardo Greenhalgh (SP). Ele teria garantido a parlamentares do PT que não pretende mais concorrer ao cargo, durante encontro, nesta quarta-feira, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Guimarães teria reclamado com o presidente por ter sido preterido na escolha do PT para a presidência da Câmara, mas cumprirá a determinação partidária e apoiará Greenhalgh. Embora estivesse com os ânimos exaltados, o presidente conduziu o diálogo de forma cordial e afetiva.

Lula, segundo parlamentares petistas, pediu a Virgílio que relevasse os aspectos pessoais e atuasse de forma a unir o partido, que escolheu um outro nome, considerado mais apto a exercer a Presidência da Câmara. O deputado concordou, mas deixou claro que não mudou de idéia quanto ao seu apoio às candidaturas avulsas no Plenário da Câmara porque, no passado, o PT sempre defendeu este expediente.

Virgílio garantiu, na manhã desta sexta-feira, que o processo eleitoral na Câmara precisa evoluir:

– É preciso aperfeiçoar o processo. Minha esperança é que isso aconteça agora, com a eleição do Greenhalgh.

O afago do Palácio do Planalto ao deputado mineiro, no entanto, será maior do que apenas as palavras carinhosas do presidente Lula. A coordenação política do governo já estuda outras compensações políticas para Virgílio, embora nenhuma hipótese tenha sido cogitada por enquanto, segundo apurou o Correio do Brasil, devido ao estado de espírito do parlamentar.

– Ele ainda está muito contrariado e deverá levar esta questão até o congresso nacional do PT deste ano, que renovará a direção do partido – disse um assessor parlamentar do líder da bancada petista, Professor Luizinho.