Vietnã cresce com modelo comunista, na Ásia, em nível recorde

Arquivado em: Comércio, Indústria, Negócios, Serviços, Últimas Notícias
Publicado sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024 as 19:50, por: CdB

“O Vietnã liderou o caminho para os países de renda média baixa conseguirem uma redução rápida e sustentável da pobreza”, segundo relatório da ONU, publicado em 2023.

Por Redação, com agências internacionais – de Hanoi

Ficou para a História o período da grande fome que assolou o Vietnã, em 1945, quando o líder comunista Ho Chi Minh pedia aos vietnamitas que doassem até três refeições por mês aos mais pobres. Após a vitória sobre as forças francesas e norte-americanas, o país hoje cresce a taxas invejáveis, tornando-se um exemplo para o mundo de superação da miséria.

Vietnã
Com a reforma agrária, o Vietnã voltou a produzir alimentos em áreas extensivas do país, como faz há milênios

Desde a década de 90 do século passado, o Vietnã tirou mais de 30 milhões de pessoas da pobreza, de acordo o Banco Mundial (Bird). O número de pessoas vivendo com menos de US$ 2,15 por dia, em valores de 2017 ajustados pelo custo de vida do país, caiu 98%, de 31,5 milhões para 600 mil, num período em que a população cresceu quase 40%, para 96,7 milhões.

“O Vietnã liderou o caminho para os países de renda média baixa conseguirem uma redução rápida e sustentável da pobreza”, segundo relatório da ONU, publicado em 2023.

 

Cooperação

O país comemora, ainda, uma série de conquistas no campo social. A taxa de mortalidade de crianças de até 5 anos caiu para menos da metade desde 1990, de 52 em cada mil nascimentos para 21, segundo os dados do Bird. Ao mesmo tempo, entre 2000 e 2022, os serviços básicos de saneamento, que eram oferecidos a 50% dos habitantes do país, agora chegam a 92%.

O Vietnã tem também uma das maiores participações de mulheres no mercado de trabalho, de acordo com a revista britânica The Economist. Conforme a publicação, 79% das mulheres de 15 a 64 anos estão no mercado de trabalho, um índice maior que o de todos os países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), exceto a Islândia, a Suécia e a Suíça.

Entre 1955 e 1975, durante a Guerra Fria, o país, dividido em dois em Genebra, o Vietnã do Norte, controlado pelos revolucionários de Ho Chi Minh, com apoio da ex-União Soviética e da China, e o Vietnã do Sul, amparado pelos Estados Unidos e por outros países do Ocidente, enfrentou uma guerra civil devastadora, com o envolvimento direto das forças norte-americanas no conflito. O fim da disputa, vencida pelos comunistas do Norte, que se mantêm no poder até hoje, levou à reunificação do país.

 

Reforma agrária

Sob o modelo socialista chinês, no entanto, uma série de medidas facilitou a criação de empresas privadas, o investimento externo, o estabelecimento de empresas estrangeiras no país, a privatização de estatais e a melhoria do ambiente de negócios. Acabaram também com a fixação de preços de produtos e serviços pelo Estado e com o sistema de planejamento de produção.

As terras foram dadas aos agricultores, para incentivar o aumento da produção e da produtividade e os agricultores deixaram de ser obrigados a participar de cooperativas. Atualmente, o país faz parte de 16 tratados de livre comércio multilaterais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *