Vídeo mostra agentes federais sendo espancados no Máxico

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quarta-feira, 15 de dezembro de 2004 as 05:30, por: CdB

A Procuradoria Geral da República (PGR, Procuradoria) apresentou, nesta terça-feira, um vídeo que mostra o momento em que três agentes federais foram linchados em novembro passado por uma multidão em San Juan Ixtayopan, na periferia da Cidade do México.

No vídeo, filmado pelos moradores e achado durante uma operação policial, é possível ver a presença de dois policiais preventivos que observam as cenas sem nada fazer e de um policial judicial da capital que tenta acalmar a multidão.

É possível ver os três agentes agredidos pela multidão. Alguns moradores gritam que sejam queimados e outros pedem calma.

Inicialmente se disse que a multidão os confundiu com seqüestradores de crianças, mas nas imagens do vídeo caseiro aparece o momento em que mostram as identificações de policiais.

Finalmente, os três agentes foram brutalmente espancados e dois deles queimados vivos. O terceiro foi resgatado com vida, mas permanece em estado grave em um hospital.

O caso, que impressionou a sociedade mexicana, provocou uma pugna entre autoridades federais e da capital sobre a incapacidade de ambos para resgatar os agentes com vida.

Na semana passada, o presidente Vicente Fox ordenou a cessação do chefe da polícia capitalina e do encarregado da Polícia Federal Preventiva por sua incapacidade ante estes fatos.

O vídeo caseiro, achado pela polícia em 3 de dezembro na casa de um casal acusado de ligação com os movimentos radicais e assinalados como os principais instigadores do linchamento, foi apresentado à imprensa por Gilberto Higuera, subprocurador regional da PGR.