Vice-presidentes da CPI da Petrobras são eleitos por voto secreto

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quinta-feira, 5 de março de 2015 as 11:09, por: CdB
CPI da Petrobras
A votação aconteceu na manhã desta quinta-feira na Câmara dos Deputados

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras elegeu, na manhã desta quinta-feira, por voto secreto, seus vice-presidentes. A 1ª vice-presidência será ocupada pelo deputado Antonio Imbassahy (PSDB-BA); a 2ª, pelo deputado Félix Mendonça (PDT-BA) e a 3ª vice-presidência pelo deputado Kaio Maniçoba (PHS-PE).

O deputado Afonso Florence (P-BA) pediu ao presidente da CPI, deputado Hugo Motta (PMDB-PB), que seja feito um acordo entre os partidos, com base na proporcionalidade partidária, para a ocupação das anunciadas quatro sub-relatorias.

No dia 05 de fevereiro, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), anunciou a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras. Na quarta-feira, foi confirmado o número de 182 assinaturas para criar o colegiado, pouco mais do que as 171 necessárias. Cunha havia dito que a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras seria instalada após o Carnaval.

Segundo o ato de criação, a CPI terá 26 membros titulares e igual número de suplentes, mais um titular e um suplente atendendo ao rodízio entre as bancadas não contempladas.

O presidente vai enviar ofício para os líderes partidários indicarem os integrantes. Eles não têm prazo para isso, mas se não houver indicação, o presidente pode definir os nomes por conta própria.

Na primeira reunião da CPI, de instalação, será eleito o presidente, que designará o relator. Normalmente, os partidos do presidente e do relator são definidos previamente por acordo dos líderes.