Veto a comitê paralímpico da Rússia é mantido

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quarta-feira, 20 de dezembro de 2017 as 13:05, por: CdB

Em um comunicado, o CPI disse também ter mantido uma medida temporária para que atletas russos compitam como neutros em eventos eliminatórios

Por Redação, com Reuters – de Londres:

O Comitê Paralímpico Internacional (CPI) disse nesta quarta-feira que manteve a suspensão do Comitê Paralímpico da Rússia, mas que ainda não tomou a decisão final sobre sua participação nos Jogos de Inverno de 2018 na Coreia do Sul.

O Comitê Paralímpico Internacional (CPI) disse nesta quarta-feira que manteve a suspensão do Comitê Paralímpico da Rússia

Em um comunicado, o CPI disse também ter mantido uma medida temporária para; que atletas russos compitam como neutros em eventos eliminatórios de quatro esportes: esqui alpino, biatlo, esqui cross-country e snowboard.

Em janeiro se decidirá se os atletas russos poderão competir na Olimpíada de Pyeongchang.

O CPI impôs um veto generalizado à Rússia na Paralimpíada do Rio de Janeiro no ano passado devido às revelações de uma cultura de doping sistemático no país; uma postura mais rígida do que a do Comitê Olímpico Internacional (COI); que preferiu não banir os russos da Rio 2016.

CPI

– Embora o Conselho de Governo do CPI continue impressionado com o nível de cooperação; e com o progresso feito até agora pelo RPC (Comitê Paralímpico da Rússia), está unido em sua decisão de manter a suspensão; já que os critérios de reintegração ainda não foram plenamente cumpridos – disse o novo presidente da entidade, Andrew Parsons, nesta quarta-feira.

Recentemente o CPI emitiu um veto à participação russa nos Jogos de Pyeongchang; que acontecem entre 9 e 25 de fevereiro. Mas permitirá que atletas “inocentes” atuem como neutros.

A Paralimpíada de Inverno começa no dia 8 de março. 

Jogos

O Comitê Olímpico Russo (COR) concordou de forma unânime em apoiar atletas russos que escolherem competir nos Jogos de Inverno do próximo ano na Coreia do Sul.

O Comitê Olímpico Internacional (COI) baniu a Rússia, na última semana, de participar dos Jogos que acontecerão em Pyeongchang em fevereiro, pelo que descreveu como “manipulação sistemática sem precedentes” do sistema antidoping. O órgão, entretanto, deixou a porta aberta para que atletas do país compitam como neutros caso não tenham histórico de doping.

O presidente russo, Vladimir Putin, disse na última semana que a Rússia não iria impedir que seus atletas competissem, rejeitando pedidos de alguns por um boicote aos Jogos, e uma autoridade do COR disse na segunda-feira que a maior parte dos atletas do país ainda queria comparecer ao evento.

O comitê russo

O comitê russo se encontrou nesta terça-feira para definir sua posição sobre os Jogos de Pyeongchang; em reunião que contou com a presença de figuras do esporte como o time nacional masculino de hockey; patinadores, e os presidentes das federações de esportes de inverno.

Anunciando a decisão, o presidente do COR, Alexander Zhukov, disse: “Todos os participantes tiveram a mesma opinião; nossos esportistas precisam ir à Coreia, precisam competir, alcançar a vitória pela glória da Rússia; pela glória da nossa pátria”.