Venezuela pretende construir refinaria de petróleo no Brasil

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado domingo, 3 de julho de 2005 as 20:13, por: CdB

A Venezuela disse no domingo que pretende utilizar petróleo pesado da Faixa do Orinoco na refinaria que construirá no Brasil. Ao mesmo tempo, adiantou que estuda outros projetos de refino no Uruguai, Jamaica e Cuba.

– A refinaria, que será construída em Pernambuco junto com o governo brasileiro, seria movida com um bloco que exploraríamos em conjunto (as petroleiras estatais) PDVSA e Petrobrás na Faixa Petrolífera do Orinoco – disse o ministro de Energia venezuelano, Rafael Ramírez, durante o programa de rádio e televisão dominical do presidente venezuelano Hugo Chávez.

O projeto implica a construção de uma planta refinadora com capacidade de cerca de 200 mil barris de petróleo por dia. Funcionários brasileiros expressaram o desejo de que a refinaria também processe petróleo local.

Atualmente, quatro projetos com financiamento externo produzem cerca de 600 mil barris por dia (bpd) de petróleo nas jazidas do Orinoco no sudeste da Venezuela. Essas jazidas contêm um petróleo muito pesado que é processado em plantas de melhoramento a fim de transformá-lo em petróleo sintético mais leve, para exportação.

– Quero ir pronto a Pernambuco para colocar a primeira pedra da refinaria Abreu de Lima -disse Chávez durante o programa <i>Alô, presidente</i>.

Ele também afirmou que seu governo está estudando a participação em outras refinarias da região, como no Uruguai, Jamaica e Cuba.

O governante também mencionou um projeto de estabelecer uma refinaria na República Dominicana, com quem firmou recentemente um acordo de fornecimento de petróleo em termos preferenciais chamado Petrocaribe, junto com outras nações do Caribe.

Chávez, um ávido promotor da integração política e econômica na América Latina contra o que, segundo ele, são as políticas capitalistas “imperialistas” dos Estados Unidos, mantém uma campanha de associações energéticas entre países, dentro da qual se inclui também o Petrosul, com Brasil e Argentina.

O presidente venezuelano comentou que está estudando uma associação com a estatal argentina Enarsa para explorações costa afora.

A Venezuela, quinto exportador mundial de petróleo, exporta para os EUA cerca de 1,5 milhão de barris diários de petróleo, cerca de 15 por cento do petróleo que importa este país.