Vencedora da medalha de prata no ciclismo usou bicicleta emprestada

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sábado, 16 de agosto de 2003 as 17:08, por: CdB

A bicicleta de Janildes Fernandes, ganhadora da medalha de prata na prova de estrada, foi extraviada na viagem do Brasil para a República Dominicana. O equipamento foi encontrado três dias depois de sua chegada a Santo Domingo, mas para surpresa da ciclista com as duas rodas quebradas.
 
 Emprestadas por um amigo, as rodas vão lhe custar um prejuízo de cerca de US$ 2 mil. Sem sua bicicleta, foi obrigada a pegar a reserva, emprestada por sua equipe italiana, a Agui Piato Marathon Bike, da cidade de Florença. O que tinha tudo para dar errado acabou com um final feliz.

– Usei um equipamento maravilhoso, que nem tenho condições de ter e, por isso, não gostaria de ter usado – comentou a atleta goiana, de 22 anos, que está há três temporadas na Itália (competiu dois anos em Veneza).
 
– Usei minha experiência para ficar sempre entre as primeiras – completou Janildes, que havia ganho bronze em Winnipeg-99.

As medalhas foram garantidas apenas no sprint. Ela ficou o tempo todo junto com as atletas da equipe cubana.
 
Elas tinham uma equipe completa e puderam fazer um trabalho de conjunto. Fiquei com elas e a ganhadora da medalha de ouro só me passou na linha de chegada –  disse a atleta, que ainda no pódio recebeu os parabéns dos dirigentes de sua equipe e de sua mãe.
 
 – Acho que o Brasil tem de mandar uma equipe completa também para a gente poder fazer o nosso trabalho e não depender dos outros – falou Janildes.

No sprint, levou um susto ao tomar uma cotovelada de uma adversária.
 
– Só a experiência te dá a tranqüilidade para enfrentar situações inesperadas e não cometer erros –  finalizou a atleta.